Estudos de literaturas indígenas no Brasil: elaboração e oferta de um componente curricular de licenciatura interdisciplinar em linguagens
Studies of indigenous literatures in Brazil: preparation and offering of a curricular component for an interdisciplinary degree in languages
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v1i45.43644Palavras-chave:
Literaturas indígenas. Ensino de literatura. Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias. Formação de professores.Resumo
O presente artigo visa a refletir sobre o processo de elaboração e oferta do componente curricular “Estudos de literaturas indígenas no Brasil”, presente, a partir de 2023, no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias (LILT) do Campus Sosígenes Costa (CSC), em Porto Seguro, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Parte-se da contextualização da fundação da Universidade, explicitando-se as razões para a territorialização de seus cursos, por meio da promoção da inclusão dos/as habitantes da região no ensino superior. Apresenta-se a força da cultura indígena no sul e extremo sul da Bahia, exemplificada pelas duas edições do Festival Caju de Leitores em Caraíva, distrito de Porto Seguro. Procede-se ao relato sobre a elaboração e a inclusão do componente curricular para atender à legislação em vigor e à demanda pela abordagem das literaturas indígenas na formação acadêmica de futuros/as professores/as de língua portuguesa e literatura para a educação básica. Por fim, reflete-se sobre a estrutura e a metodologia do componente curricular, e acerca de sua primeira oferta na LILT CSC UFSB.
PALAVRAS-CHAVE: Literaturas indígenas. Ensino de literatura. Formação de professores. Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias.
Studies of indigenous literatures in Brazil: preparation and offering of a curricular component for an interdisciplinary degree in languages
ABSTRACT: This article aims to reflect on the process of elaboration and offering of the curricular component Studies of indigenous literatures in Brazil, present, from 2023, in the Pedagogical Project of the Interdisciplinary Degree Course in Languages and its Technologies (LILT) at the Sosígenes Costa Campus (CSC), in Porto Seguro, from the Federal University of Southern Bahia (UFSB). It starts with the contextualization of the University's foundation, explaining the reasons for the territorialization of its courses, through the promotion of the inclusion of the region's inhabitants in higher education. The strength of indigenous culture in the south and extreme south of Bahia is presented, exemplified by the two editions of the Festival Caju de Leitores in Caraíva, district of Porto Seguro. We report on the development and inclusion of the curricular component to meet current legislation and the demand for an approach to indigenous literature in the academic training of future teachers of Portuguese language and literature for basic education. Finally, it reflects on the structure and methodology of the curricular component and on its first offer at LILT CSC UFSB.
KEYWORDS: Indigenous literatures. Teaching literature. Teacher training. Interdisciplinary Degree in Languages and their technologies.
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