O ENSINO INTERCULTURAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ITALIANO POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

Resumo

Dentre as diversas possibilidades de trabalho e de desenvolvimento da interculturalidade, este estudo enfoca o uso do humor, especialmente das histórias em quadrinhos, para o ensino de língua estrangeira/Italiano. Para tanto, procuramos definir o que é cultura, com o propósito de explanar o ensino intercultural de línguas estrangeiras. O humor é uma ferramenta intercultural e salienta a possibilidade de se trabalhar, inclusive, com a comparação que aponta semelhanças e diferenças entre a cultura do aluno e a da língua apreendida. Sendo assim, o humor pode também favorecer e auxiliar a aprendizagem e o entendimento de questões de ordem linguística e social. Porém, o professor, em uma atitude facilitadora, deve estar atento a materiais autênticos de diversos meios para proporcionar essa experiência entre culturas na sala de aula e fazer com que o aluno reflita, não apenas sobre a cultura ensinada, mas, também, sobre a própria cultura, traçando relações que o façam realmente aprender a língua estrangeira como prática social.

Downloads

Biografia do Autor

  • Denise Maria Margonari, Departamento de Didática UNESP/Araraquara
    Professor Assistente Doutor nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Línguas Estrangeiras (Inglês e Alemão) e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa Departamento de Didática UNESP ARARAQUARA
  • Janaína Tunussi de Oliveira, Professora Coordenadora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo.

    Professora Coordenadora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

  • Maria Eugenia Savietto, Professora de Língua e Cultura Italianas no Centro Municipal de Línguas Antônio Houaiss, Prefeitura de Jundiaí – SP.

    Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo.

    Instituição em que trabalha: Professora de Língua e Cultura Italianas no Centro Municipal de Línguas Antônio Houaiss, Prefeitura de Jundiaí – SP.

Downloads

Publicado

21-12-2015