INFÂNCIA, ESCOLA E DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
Resumo
O manuscrito aborda a problemática das desigualdades sociais da infância no Brasil. A partir da perspectiva sócio-histórica, apresenta e analisa configurações vividas pelas crianças durante a infância, entre elas a escolar, a familiar e a do mundo do trabalho. No debate, as configurações são compreendidas como dinâmicas humanas relacionais inclusivas e excludentes. Para a produção da narrativa, assume como empiria imagens da infância registradas no formato de pinturas e de fotografias. As imagens colocam em circulação testemunhos mudos e silenciados que carregam sentidos das representações sobre os problemas de desigualdades e exclusões sociais praticados em diferentes configurações, territórios e temporalidades da infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.