A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDO NA INTERAÇÃO: UMA ANÁLISE DA RODA DE CONVERSA
Resumo
Pensando nas diversidades linguísticas entre os idiomas português e espanhol e visando à internacionalização da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (CEPESLI) elaborou um projeto chamado “Rodas de conversa”. Esse projeto se subdividia em três partes, sendo uma delas voltada ao trabalho com Português Língua Estrangeira (PLE). O PLE tinha por intuito promover conversas mediadas entre estudantes intercambistas e professores em formação, possibilitando-lhes práticas interacionais e trocas de experiências socioculturais. Durante as Rodas, eram comuns as negociações de sentido entre mediadores e participantes. Este trabalho tem por objetivo analisar algumas dessas negociações. Como aporte teórico, adotam-se a aspectos da Análise da Conversação. A metodologia é qualitativa, de caráter indutivo. Como corpus foram selecionados dois momentos da interação entre mediadores e participantes de uma Roda de Conversa de PLE. Ao se analisar esses trechos, demonstra-se que a Roda de Conversa promove um ambiente de aprendizagem mútuo, permitindo interações significativas e aprendizados culturais, além de possibilitar aos participantes o conhecimento e o domínio dos usos próprios da língua portuguesa.Downloads
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Publicado
02-08-2018
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Seção
Artigos
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