ORGANIZAÇÃO TÓPICA NA INTERAÇÃO EM REDE: ASPECTOS TEXTUAIS, CONTEXTUAIS E DE COERÊNCIA

Autores

  • Rivaldo Capistrano Júnior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vanda Maria da Silva Elias Universidade Federal de São Paulo
  • Maria da Penha Pereira Lins Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gil Negreiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Geralda de Oliveira Santos Lima Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Neste artigo, definimos como recorte temático um estudo sobre a topicalidade e a construção da coerência em textos produzidos em ambiente de rede. Supondo que os estudos do texto, como empreendidos na abordagem sociocognitiva, podem servir, sim, de orientação teórica para descrição e análise de textos em contextos propiciados por tecnologias atuais de comunicação e interação, pretendemos neste trabalho responder às seguintes questões: como descrever e analisar a topicalidade e coerência textual em textos produzidos em rede? Para os linguistas de texto, quais as demandas teóricas e analíticas advindas dessas produções em rede em razão das formas de interação e de colaboração possíveis aos sujeitos/usuários da rede? Observando o objetivo embutido nessas questões de realizar um estudo sobre a topicalidade e a sua contribuição para a construção da coerência em produções textuais situadas em ambiente de rede, servimo-nos de textos extraídos da rede social Facebook para a análise do tópico, sua instauração, progressão no processo interacional e sentidos possíveis. Os resultados indicam que a abordagem sociocognitiva para os estudos do texto em mídias tradicionais pode servir de ponto de partida para os estudos das produções hipertextuais, no entanto, necessário se faz que o analista promova atualizações nos procedimentos teóricos e metodológicos requisitados pela especificidade dessas produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivaldo Capistrano Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL/UFES).

Vanda Maria da Silva Elias, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UNIFESP).

Maria da Penha Pereira Lins, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) da UFES.

Gil Negreiros, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS/UFSM).

Geralda de Oliveira Santos Lima, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS).

Downloads

Publicado

22-10-2019

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>