TESTES DE PROFICIÊNCIA COMO PRÁTICAS SOCIAIS

O TOEFL ITP DA ETS E O TESLLE DA UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.30654

Palavras-chave:

Testes de proficiência, Avaliação, Leitura, TOEFL ITP, TESLLE

Resumo

Para a permanência e/ou ingresso em cursos de pós-graduação no Brasil, os estudantes precisam comprovar suficiência ou proficiência linguística em, pelo menos, uma língua estrangeira moderna. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), essa comprovação é feita principalmente por meio dos resultados de testes de proficiência ou suficiência como o TESLLE (Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira) e a seção de leitura do TOEFL-ITP (Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program). Dessa forma, o presente estudo relata resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que analisa esses testes enquanto práticas sociais de testagem em Inglês para Fins Acadêmicos (English for Academic Purposes - EAP), a partir de documentos e amostras oficiais destes. São identificados e discutidos os papéis e as características dos testes com relação a seus textos-base e às estruturas e aos enfoques das questões, bem como das testagens, que dizem respeito às condições de aplicação, aos objetivos e aos públicos-alvo. Espera-se que os resultados promovam reflexões a respeito da possibilidade de se pedagogizar ou mesmo reformular esses testes, que, em alguma medida, podem (ou não) ser facilitadores do acesso à educação e da transformação de todos os envolvidos na prática social.

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Biografia do Autor

William Dubois, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); graduado em Letras - Licenciatura e Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela mesma instituição.

Patrícia Marcuzzo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutra e mestra em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição. É professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM.

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Publicado

30-12-2020