TRANSITIVIDADE EM DEFINIÇÕES DE DICIONÁRIOS ESCOLARES

ANÁLISE DOS TIPOS DE PROCESSOS EM VERBETES SOBRE HOMOSSEXUAIS MASCULINOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.30929

Palavras-chave:

Tipos de Processos, Verbete, Homossexualidades

Resumo

Nosso objetivo nesta pesquisa foi investigar os padrões de transitividade encontrados nos verbetes relacionados a homossexuais masculinos em dicionários escolares tipo 3. Compusemos um corpus que apresenta 40 ocorrências de 11 entradas extraídas de cinco dicionários: Bechara (2011), Ferreira (2011), Geiger (2011), Ramos (2011) e Saraiva e Oliveira (2010). As definições selecionadas foram analisadas de acordo com os tipos de Processos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os dados apresentam a seguinte distribuição geral: 45 (78,9%) Processos relacionais, 6 (10,5%) Processos comportamentais, 5 (8,8%) Processos mentais e 1 (1,8%) Processo material. Essa distribuição pode ser influência do gênero textual sobre as escolhas lexicogramaticais dos autores. No entanto, as escolhas dos Participantes ilustram os preconceitos, as pressões sociais e as lutas pela dignidade das pessoas LGBTQ+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Gomes dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); graduado em Letras - Português/Literatura pela UECE e especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). É professor da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Antônio Luciano Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Mestrado Profissionalizante em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Letras - Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); graduado em Letras - Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor associado da UECE.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Nordestino: a invenção do “falo” – uma história do gênero. 2. ed. São Paulo: Entremeios, 2013.

BECHARA, E. C. (Org.). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras. 3. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 2011.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminino e subversão da identidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CARVALHO, C. A. Jornalismo, homofobia e relações de gênero. Curitiba: Appris, 2012.

CHAVES, C. R. D. Le Robert micro: desvelando ideologia(s) em torno do gênero verbete. 2011. 161 f. Dissertação (mestrado acadêmico em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2011.

DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 135-148.

FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

GEIGER, P. (org.). Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. 4. ed. Londres/Nova York: Routledge, 2014.

LIPSON, M.. Exploring Functional Grammar. [Bologna: s.n.], [2004]. Coursebook.

MATTHIESSEN, C. M. I. M.; TERUYA, K.; LAM, M. Key terms in Systemic Functional Linguistics. Londres: Continuum, 2010.

PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza: EdUECE, 2009.

PONTES, A. L.; SANTOS, H. L. G. A representação do homem e da mulher no Dicionário de Usos do português do Brasil. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 27, n. 2, p. 123-140, dez. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/84308>. Acesso em: jun. 2020.

PRAXEDES FILHO, P. H. L. Sobre a abrangência da Linguística sistêmico-funcional. In: ARAÚJO, J. C.; BIASI-RODRIGUES, B.; DIEB, M. (Orgs.). Seminários linguísticos: discurso, análise linguística, ensino e pesquisa. Mossoró: Edições UERN, 2010. p. 305-325.

RAMOS, R. A. (ed. resp.). Dicionário didático de língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: SM, 2011.

SANTOS, H. L. G. Verbetes lexicográficos e Processos: uma abordagem metalexicográfica e sistêmico-funcional de dicionários escolares. 2016. 126 f. Dissertação (mestrado acadêmico em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Fortaleza, 2016. Disponível em: <http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Hugo%20Leonardo_.pdf>. Acesso em: jun. 2020.

SANTOS, H. L. G.; PONTES, A. L.; PRAXEDES FILHO, P. H. L. Marcas de uso e redes medioestruturais de verbetessobre homossexual masculino em dicionários escolares. Domínios de ling@gem, v. 12, n. 4, p. 2384-2410, 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41313>. Acesso em: jun. 2020.

SARAIVA, K. S. A.; OLIVEIRA, R. C. G. Saraiva jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

14-10-2020