CONSTRUÇÕES CONDICIONAIS NO DISCURSO DE AUTOAJUDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.30938

Palavras-chave:

Gramática Funcional, Construções condicionais, Discurso de Autoajuda

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o funcionamento de orações condicionais no discurso de autoajuda em português. A fundamentação teórica é constituída de estudos discursivos que caracterizam o discurso em questão em termos de um discurso autoritário e de pesquisas funcionalistas que descrevem a língua em uso e consideram aspectos formais, semânticos e pragmáticos das orações condicionais do português. As análises fundamentam-se na ocorrência de construções condicionais prototípicas, introduzidas pela conjunção se, presentes em uma obra bastante popular no Brasil, representativa do discurso de autoajuda. Os resultados revelam, por um lado, o importante papel que as condicionais desempenham nesse tipo de discurso para a construção da argumentação e para a garantia de envolvimento do enunciatário de modo a alcançar sua total adesão às orientações e propostas de atitudes a serem tomadas. Por outro lado, observa-se o funcionamento específico das condicionais factuais e eventuais na atenuação do tom impositivo que caracteriza o discurso de autoajuda, e das condicionais contrafactuais na ilustração das teses apresentadas.

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Biografia do Autor

Anna Flora Brunelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-doutorado na mesma instituição. É professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto.

Gisele Cássia de Sousa, UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara, com estágio de pós-doutorado na Universidade Católica Portuguesa; mestra em Estudos Linguísticos e graduada em Letras pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto. É professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, Campus de São José do Rio Preto.

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Publicado

14-10-2020