A ESTRUTURA RETÓRICA DE UMA REDAÇÃO DO ENEM

UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.31039

Palavras-chave:

Funcionalismo, Estrutura retórica, Redação, Plausibilidade

Resumo

O presente trabalho fundamenta-se na Teoria da Estrutura Retórica do Texto (Rhetorical Structure Theory – RST). De acordo com Mann e Thompson (1988), a RST corresponde a uma ferramenta teórica profícua para a descrição das relações entre as cláusulas de um texto, a análise dos sentidos de conjunções no processo de combinação de orações, o estudo da coerência e a identificação das proposições relacionais que, embora não estejam muitas vezes marcadas, acabam por emergir da estrutura durante o processo de interpretação textual. Com o aparato teórico da RST, analisamos a composição estrutural e as proposições relacionais explícitas e inferidas que emergem em uma redação do ENEM selecionada pelo INEP como exemplo de texto que obteve nota máxima em 2017. Nosso estudo é um exercício de análise textual pautado na RST, com o objetivo de demonstrar como esse aparato teórico pode orientar a análise de uma produção textual de natureza tão específica, explicitando relações entre cláusulas, bem como entre porções textuais maiores, tais como período e parágrafos. Assim, observamos que a redação do ENEM apresentou estrutura retórica condizente com a tipologia textual dissertativo-argumentativa. Foram identificadas relações que estão diretamente envolvidas no desenvolvimento temático e argumentativo, tais como evidência, lista, conclusão e elaboração.

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Biografia do Autor

Luciano Araújo Cavalcante Filho, UFC

Doutorando em Linguística na Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em Letras (ProfLetras) pela UFC; especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci; graduado em Letras pela UFC. É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará.

Márcia Teixeira Nogueira, UFC

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio pós-doutoral no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC/Portugal); mestra em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em Letras pela UFC. É professora titular aposentada da UFC, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras.

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Publicado

14-10-2020