ORALIDADE E ENSINO

UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

Autores

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Raquel Ferreira Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.31151

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Oralidade, Livro Didático

Resumo

Considerando a necessidade de pesquisas sobre ensino da oralidade (SILVA; LUNA, 2014), este estudo tem como objetivo analisar as propostas de trabalho a partir dos textos orais presentes nos livros didáticos de língua portuguesa. Para isso, utilizamos como corpus uma das coleções didáticas do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD 2017. A fim de embasar o estudo, foram consideradas contribuições teóricas de Marcuschi (2001a; 2001b), Dolz, Schneuwly e Haller (2004), dentre outros. A metodologia é de caráter quanti-qualitativo, uma vez que à análise detalhada das atividades quanto a suas contribuições para a formação do usuário competente de língua foi associado o número dessas propostas distribuídas em quatro categorias de análise. Os resultados apontaram que a coleção destina um espaço bastante reduzido à oralidade; entretanto, ao passo que algumas atividades apresentam lacunas, outras são satisfatórias.

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Biografia do Autor

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com período sanduíche na Universidade de Aveiro (UA/Portugal); mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduado em Letras pela mesma instituição. É professor do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Raquel Ferreira Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciada em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Educação Básica.

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Publicado

30-12-2020