NÍVEIS DE VINCULAÇÃO SEMÂNTICO-SINTÁTICA DE CHEGA AÍ NO PORTUGUÊS DO BRASIL

UMA ANÁLISE CENTRADA EM CONTEXTOS DE USO

Autores

  • Mariangela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) http://orcid.org/0000-0002-1474-281X
  • Monique Borges Ramos da Fonsenca Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.31213

Palavras-chave:

Contextos de uso, Funcionalismo, Expressão chega aí, Mudança linguística

Resumo

Neste artigo, levantamos, classificamos e analisamos os níveis de vinculação semântico-sintática de chega aí no português contemporâneo do Brasil, fundamentados pela Linguística Funcional Centrada no Uso, nos termos de Rosário e Oliveira (2016) e Cezario e Furtado da Cunha (2013). Investigamos o impacto de propriedades contextuais que concorrem para a gradiência desses usos, nos termos de Bybee (2010). Identificamos, com base em Diewald e Smirnova (2012), quatro estágios contextuais de instanciação de chega aí: os típicos, correspondentes a predicado verbal prototípico; os atípicos, com ocorrência de polissemia e inferência; os críticos, em que se verificam ambiguidades múltiplas, incluindo as estruturais; os isolados, nos quais se constata função convidativa, no nível pragmático da língua.

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Biografia do Autor

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora e mestra em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa; graduada em Letras – Português e Literaturas pela UFRJ. É professora titular de Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atual Cientista do Nosso Estado pela Faperj.

Monique Borges Ramos da Fonsenca, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF); mestra em Estudos de Linguagem pela mesma instituição; graduada em Letras - Português/Espanhol pela UFF. É tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no pré-vestibular social Cederj. Integra o quadro de magistério efetivo dos municípios de Araruama e Maricá na Região dos Lagos.

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Publicado

14-10-2020