PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS
LIMITAÇÕES DA GRAMÁTICA TRADICIONAL E UMA PROPOSTA FUNCIONALISTA
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.31286Palavras-chave:
Ensino de língua, Gramática, Funcionalismo, PFOL, Marcadores discursivosResumo
A abordagem funcionalista e sua aplicação a práticas didáticas viabilizaram a expansão do ensino de língua para além da gramática prescritiva e a inclusão de diversos aspectos das práticas cotidianas de conversação. O contexto da interação ganha relevância e o ensino de línguas incorpora, assim, elementos que vão além do sintagma ou da frase isolada. O presente trabalho busca demonstrar, através de um estudo de caso com aprendizes de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) com inglês como língua materna, como um curso baseado exclusivamente na gramática prescritiva apresenta limitações. Para minimizar tais limitações, apresentamos uma proposta de viés funcionalista para o planejamento e a condução de um curso de PFOL. A proposta visa a instrumentalizar os aprendizes com competências não somente linguísticas, mas também sociolinguísticas e pragmáticas.
Downloads
Referências
BARROS, D. L. P. Procedimentos de reformulação: a correção. In: PRETI, D. (Org.) Análise de textos orais. Série Projetos Paralelos – NURC-SP Núcleo USP, vol. 1, 3. ed. São Paulo: Humanitas, 1997.
BECHARA, E. Moderna gramática brasileira. Rio de Janeiro: Lucerna & Nova Fronteira, 2009.
CAMACHO, R. G. Da linguística formal à linguística social. São Paulo: Parábola, 2013.
CASTILHO, A. T. Apresentação da coleção. In: JUBRAN, C. S. (Org.). A construção do texto falado. Coleção Gramática do Português Culto Falado no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
DIRVEN, R.; FRIED, V. Functionalism in linguistics. Amsterdã: John Benjamins, 1987.
FERRARI, L. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2014.
HALLIDAY, M. A. K. Explorations in the functions of language. London: Edward Arnold, 1973.
HILGERT, J. G. O falante como observador de suas próprias palavras: retomando aspectos metadiscursivos na construção do texto falado. In: PRETI, D. (Org.). Oralidade em diferentes discursos. Projetos Paralelos – NURC/SP (Núcleo USP), vol. 8. São Paulo: Humanitas, 2008.
JULIÃO DA SILVA, S. D. Análise e exploração de marcadores discursivos no ensino de Português-Língua Estrangeira (PLE) no Brasil. 2010. 364 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
JULIÃO DA SILVA, S. D. Ensino da gramática em Português Segunda Língua: propostas funcionalistas. In: OSÓRIO, P.; LEURQUIN, E.; COELHO, M. C. (Orgs.). Lugar da gramática na aula de português. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018.
KATO, M. As formas de funcionalismo na sintaxe. Delta, v. 14, n. esp., p. 145-168, 1998.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
LEITE, M. Q. O nascimento da gramática portuguesa – uso & norma. São Paulo: Humanitas, 2007.
LYONS, J. Lingua(gem) e linguística – uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação, 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.
MARCUSCHI, L. A. Marcadores conversacionais no português brasileiro: formas, posições e funções. In: CASTILHO, A. (Org.). Português culto falado no Brasil. Campinas: Ed. UNICAMP, 1989.
MARTELOTTA, M. E. et al. Conceitos de gramática. In: MARTELOTTA, M. E. Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008. p. 43-71.
NEVES, M. H. M. Gramática functional – interação, discurso e texto. São Paulo: Contexto, 2018.
RICHARDS, J. C.; PLATT, J.; PLATT, H. Dictionary of language teaching & Applied linguistics. 3. ed. Essex: Longman, 1992.
RISSO, M. S.; SILVA, G. M. O.; URBANO, H. Marcadores discursivos: traços definidores. In: KOCH, I. G. V. (Org.). Gramática do português falado. vol. VI: Desenvolvimentos, 2. ed. revista. Campinas: Ed. UNICAMP, 2002.
SPINASSÉ, K. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Revista Contingentia, v. 1, p. 1-10, nov. 2006. Disponível em https://seer.ufrgs.br/contingentia/ article/view/3837. Acesso em 21 jun. 2020.
URBANO, H. Marcadores discursivos basicamente interacionais. In: JUBRAN, C. S. (Org.). A construção do texto falado. Coleção Gramática do Português Culto Falado no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
VIEIRA, F. E. Gramatização brasileira contemporânea do português: novos paradigmas?. In: FARACO, C. A.; VIEIRA, F. E. (Org.). Gramáticas brasileiras – com a palavra, os leitores. São Paulo: Parábola, 2016.
WEEDWOOD, B. História concisa da linguística. São Paulo: Parábola, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.