VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA

EVIDÊNCIAS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA CONSTRUCIONALIZAÇÃO GRAMATICAL SINCRÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.31315

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso, Construcionalização gramatical sincrônica, Variação e mudança linguística, Neoanálise e analogização

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir a variação e a mudança linguística no âmbito da construcionalização gramatical sincrônica. Para tanto, apresentamos evidências empíricas de dois fenômenos da língua portuguesa – construções com “então” e construções avaliativas com “super”, “mega”, “hiper” e “ultra”. Tomamos como base os postulados da Gramática de Construções nos termos de Goldberg (1995, 2016), de Croft (2001) e de Traugott e Trousdale (2013), no contexto da Linguística Funcional Centrada no Uso. Utilizamos, para as análises qualitativa e quantitativa dos dados, um corpus sincrônico de investigação, composto por textos retirados de blogs, de revistas disponíveis na internet e da mídia social YouTube. Os resultados apontam que, a depender do objeto de análise e dos objetivos do pesquisador, é possível falarmos em mudança e em variação, sob o enfoque do mecanismo da neoanálise e do mecanismo da analogização, mesmo a partir de uma perspectiva sincrônica de análise da construcionalização gramatical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauriê Ferreira Martins Dall'Orto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especialista em Ensino de Língua Portuguesa e graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas e em Língua Italiana e respectivas Literaturas pela UFJF. É bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFJF.

Ana Paula Gonçalves Durço, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); mestra em Letras pela UFJF; graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e em Latim, e respectivas Literaturas, pela UFJF. É professora da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutoramento pela mesma instituição; mestra em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); graduada em Letras pela UFJF. É Professora da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF.

Referências

BYBEE, J. L. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

BYBEE, J. L. Usage-based theory and grammaticalization. In: NARROG, H.; HEINE, B. (Eds.). The Oxford handbook of grammaticalization. New York: Oxford University Press, 2011. p. 69-78.

CROFT, W. Radical construction grammar: syntactic theory in typological perspective. New York: Oxford University Press, 2001.

DURÇO, A. P. G. Mapeamento de microconstruções com “então”: uma proposta de rede construcional. 2019. 176 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

GOLDBERG, A. E. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, A. E. A constructionist approach to language. In: Workshop em XXI Seminário do Grupo de Estudos Discurso & Gramática e VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, 2016.

HOPPER, P. J. On some principles of grammaticization. In: TRAUGOTT, E. C.; HEINE, B. (Eds.). Approaches to grammaticalization. v. I. Focus on theoretical and methodological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1991. p.17-35.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Philosophy in the flesh. New York: Basic Books, 1999.

MARTINS DALL’ORTO, L. F. Construções avaliativas com “super”, “mega”, “hiper” e “ultra” na língua portuguesa - uma proposta de rede construcional a partir da Linguística Funcional Centrada no Uso. 2018. 225 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

MARTINS DALL'ORTO, L. F.; CUNHA LACERDA, P. F. A. Construcionalização gramatical sincrônica: evidências a partir da análise de construções avaliativas com -super- e -mega- na língua portuguesa. Revista Soletras, v. 37, n. 1, p. 179-203, 2019.

OLIVEIRA, M. R. de; ARENA, A. B. Arquitetura constructional e competição pelo uso. In: XXI Seminário do Grupo de Estudos Discurso & Gramática e VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.

ROSÁRIO, I. da. C. do; LOPES, M. G. Construcionalização gramatical em perspectiva sincrônica. In: Apresentação em XXII Seminário Nacional e IX Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Niterói: UFF, 2017.

SILVA, J. R. O grau em perspectiva: uma abordagem centrada no uso. São Paulo: Cortez, 2014.

TRAUGOTT, E. C. (Inter)subjectivity and (inter)subjectification: a reassessment. In: DAVIDSE, K.; VANDELANOTTE, L.; CUYCKENS, H. (Eds.). Subjectification, intersubjectification and grammaticalization. Berlim/New York: De Gruyter Mouton, 2010. p. 13-26.

TRAUGOTT, E. C. Pragmatics and language change. In: ALLAN, K.; JASZCZOLT, K. M. (Eds.). The Cambridge Handbook of Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. p. 549-565.

TRAUGOTT, E. C.; DASHER, R. Regularity in semantic change. New York: Cambridge University Press, 2005.

TRAUGOTT, E. C.; TROUSDALE, G. Constructionalization and Constructional Changes. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Downloads

Publicado

14-10-2020