INSTRUÇÃO AO SÓSIA EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

ABERTURA DE CAMINHOS E ALTERNATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.31914

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Língua estrangeira, Instrução ao Sósia

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo descrever as modificações que ocorrem na interação promovida pela Instrução ao Sósia quando utilizada em contexto de formação inicial de professores de línguas estrangeiras. Para tanto, é feita uma apresentação do procedimento, tal como inicialmente proposto, ainda na década de 1970, seguida por uma discussão a respeito de suas (re)interpretações e adaptações promovidas pela Clínica da Atividade. Os dados discutidos neste texto foram gerados a partir da realização de uma sequência de sessões de Instrução ao Sósia com dois professores em formação inicial – a primeira de Língua Inglesa e o segundo de Língua Francesa. A análise dos textos gerados durante a interação entre a pesquisadora/professora formadora e sósias/professores em formação inicial seguiu os procedimentos previstos pelo Interacionismo Sociodiscursivo. O contexto de pesquisa a respeito da formação inicial influenciou não apenas a maneira como o procedimento foi conduzido como também a própria atividade linguageira construída pelos interlocutores. O principal aspecto parece ter sido as representações sobre os papéis sociais assumidos pelos participantes durante a interação face a face.

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Biografia do Autor

Francieli Freudenberger Martiny, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio doutoral na Universidade de Genebra (UNIGE); mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduada em Língua Estrangeira – Inglês pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). É professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na UFPB.

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Publicado

30-12-2020