A EMERGÊNCIA DA MICROCONSTRUÇÃO CONSIDERANDO QUE NA REDE DOS CONECTIVOS CONDICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.31935Palavras-chave:
Mudança construcional, Construcionalização, Construções condicionais, Conectivos condicionaisResumo
Nos séculos XIX e XX, encontramos a microconstrução “considerando que” como conectivo condicional. Como hipótese, acreditamos que “considerando que” passou por um processo semelhante ao conectivo “supondo que”, uma vez que ambos partem da categoria dos verbos cognitivos e passam a integrar um dos subesquemas da rede dos conectivos condicionais, o subesquema [V_que], com novas formas e nova função (a condicional). Assim, também propomos que se trata de um caso de construcionalização. Como objetivo principal, pretendemos apresentar os micropassos de mudanças construcionais e a construcionalização do conectivo condicional “considerando que” (verbo + “que”). Para tanto, utilizamos especialmente a teoria da mudança linguística de Traugott e Trousdale (2013). Também nos amparamos em Dancygier (1998) e Dancygier e Sweetser (2005) em relação aos parâmetros da condicionalidade, e, ainda, nos estudos acerca dessa categoria pelo viés da abordagem construcional de Oliveira (2019a; 2019b). No total, foram encontradas 11 ocorrências, nos séculos XIX e XX, no Corpus do Português, em que “considerando que” atua como conectivo condicional.
Downloads
Referências
BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
CROFT, W. Radical construction grammar. Oxford: Oxford University Press, 2001.
DANCYGIER, B. Conditionals and predication. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
DANCYGIER, B.; SWEETSER, E. Mental spaces in grammar: conditional constructions. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
DAVIES, M.; FERREIRA, M. Corpus do Português. 2006. Disponível em: http://www.corpusdoportugues.org. Acesso em: 11 jun. 2020.
NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
OLIVEIRA, T. P.; HIRATA-VALE, F. B. M.; SILVA, C. F. Construções insubordinadas no português do Brasil: completivas e condicionais em análise. Revista Odisséia, v. 2, p. 25, 2017.
OLIVEIRA, T. P. A construção [[supondo_que]CON. Estudos Linguísticos; São Paulo, v. 48, n. 1, p. 370-83, 2019a.
OLIVEIRA, T. P. A construção condicional em português. Revista de Letras, v. 2, n. 38, 2019b.
ROSÁRIO, I. C.; OLIVEIRA, M. R. Funcionalismo e abordagem construcional da gramática. Alfa, São Paulo, v. 60, n. 2, p. 233-59, 2016.
TRAUGOTT, E. C.; TROUSDALE, G. Constructionalization and Construcional Change. Oxford: Oxford University Press, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.