A ORIENTAÇÃO E A PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA EM DISCURSOS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32130

Palavras-chave:

Produção textual, Responsabilidade enunciativa, Ensino superior, Monografia, Discursos de professores

Resumo

Com vista a compreender os processos discursivos envolvidos na produção do gênero monografia no âmbito universitário, objetivamos analisar discursos de professores sobre o processo de produção da monografia no Curso de Letras. Tomamos como aporte teórico os fundamentos da Análise Textual dos Discursos de Adam (2011[2008]) e os estudos sobre a produção textual no Ensino Superior. Metodologicamente, assumimos a abordagem qualitativa, com aplicação de questionários para 06 (seis) professores do Curso de Letras. A análise dos discursos dos sujeitos selecionados revela que: (i) a produção e a orientação da monografia são formas de ação pela linguagem que precisam considerar, quando de sua execução, a liberdade de escolha do aluno como princípio da produção da monografia, dentre outros; (ii) a articulação entre o projeto de pesquisa e a monografia, desde o início do projeto, é necessária; (iii) os professores assumem, em alguns casos, a responsabilidade enunciativa pelo conteúdo das proposições-enunciados. Intentamos, pois, contribuir com o ensino de produção textual na universidade, especialmente, da monografia, bem como para o desenvolvimento de pesquisa nesse âmbito, principalmente, como foco na questão da orientação de trabalho no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Crígina Cibelle Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora e mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UERN.

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Publicado

30-12-2020