O EFEITO DE DIFERENTES ATIVIDADES DE PRÉ-LEITURA NA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DOS NÍVEIS PRÉ-INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32230

Palavras-chave:

Leitura, Teoria dos Esquemas, Atividades de Pré-leitura

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das atividades de pré-leitura Redefinição Contextual e Organizador Gráfico na compreensão leitora de alunos brasileiros de inglês dos níveis pré-intermediário e avançado. Com base na Teoria dos Esquemas (RUMELHART, 1980; ANDERSON; PEARSON, 1998), esperava-se que ambas as atividades tivessem um efeito positivo na compreensão leitora dos alunos. Através de medidas repetidas, a compreensão dos alunos foi testada por meio da evocação do conteúdo lido e de perguntas de compreensão. A análise quantitativa revelou que o tratamento com a atividade Redefinição Contextual enfraqueceu a compreensão dos alunos pré-intermediários. Por outro lado, teve um efeito positivo na compreensão leitora dos alunos avançados quando medida por questões de compreensão. Por sua vez, a atividade Organizador Gráfico teve um efeito positivo na compreensão dos alunos pré-intermediários, ao passo que diminuiu a compreensão leitora dos alunos avançados quando medida por evocação do conteúdo lido e não surtiu nenhum efeito quando medida por questões de compreensão.

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Biografia do Autor

Tatiana Koerich Rondon, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestra em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela mesma instituição; especialista em Gerenciamento de Projetos; licenciada em Letras - Língua Inglesa e Literaturas.

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora e mestra em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou pós-doutorado na University of Auckland (U.Auckland, Nova Zelândia). É professora do Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

30-12-2020