ACESSANDO O SIGNIFICADO SOCIAL DA PALATALIZAÇÃO /t, d/

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32356

Palavras-chave:

Significados sociais, Palatalização regressiva, Palatalização progressiva

Resumo

Ao considerar a língua como sistema inerentemente variável, a Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]) postula que as variantes linguísticas apresentam o mesmo significado referencial, mas tendem a apresentar significados sociais diferentes. Esses significados podem ser associados a valores positivos, negativos ou neutros na comunidade. Neste estudo, mensuramos os significados sociais associados ao processo de palatalização /t, d/ por estudantes universitários do agreste alagoano, a partir de seis parâmetros de julgamento social: percepção da variação na cidade onde mora, crença a respeito do próprio uso linguístico, avaliação da variação, percepção do uso quanto à variação diatópica, quanto à escolarização e quanto ao preconceito linguístico. Adotamos uma abordagem direta (GARRET; COUPLAND; WILLIAMS, 2003) através de um questionário de crenças e atitudes linguísticas, que foi aplicado a 102 estudantes universitários. Os dados evidenciam que a percepção dos estudantes é sensível ao contexto linguístico, revelando que, para a palatalização regressiva, há uma avaliação positiva, indicando ser um estereótipo positivo, ao passo que, para a palatalização progressiva, há uma avaliação negativa, indicando um caso de estereótipo negativo na comunidade.

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Biografia do Autor

Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); especialista em Linguística e Ensino de Português pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em Letras pela UFC. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFAL – Campus Arapiraca.

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Publicado

30-12-2020