O gênero digital artigo de divulgação da ciência para crianças
plano de texto, interação e interfaces para o tratamento da leitura e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v15i31.35645Palavras-chave:
interação, plano de texto, leitura, escrita, gênero digitalResumo
Este artigo tem por objetivos discutir a interação no gênero digital artigo de divulgação científica para crianças, propiciada pela inter-relação entre plano de texto e suas sequências textuais, bem como estabelecer interfaces para o tratamento da leitura e da escrita. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Análise Textual dos Discursos e da Linguística Sociocognitiva-interacional, assim como por estudos sobre gêneros digitais. A análise de um texto digital veiculado pela Revista Ciência Hoje das Crianças evidencia resultados que confirmam um plano de texto, cujo imbricamento de sequências textuais em que predomina a sequência explicativa, favorece a interação do leitor com o texto. As reflexões decorrentes da discussão dos resultados da análise abrem perspectivas para a abordagem do ensino da leitura e da escrita.
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