Representações discursivas de Lula
uma análise da referenciação no texto das capas da revista Época
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v15i31.35680Palavras-chave:
Representações discursivas, Referenciação, Revista Época, LulaResumo
Este artigo objetiva analisar a referenciação e a multimodalidade para a (re)construção das Representações discursivas (Rds) de Lula em capas da revista Época. Através de uma pesquisa de abordagem qualitativa com apoio quantitativo, amparamo-nos na Análise Textual dos Discursos, proposta por Adam (2011), com vista a descrever e interpretar a referenciação e seus modificadores, através da categorização e recategorização do tema tratado “Lula”. O corpus analisado é constituído por dezessete capas da revista Época, coletadas entre 2002 e 2010. Nossos resultados permitem afirmar que a Época constrói Rds de “Lula” como um candidato que chega à presidência da República, que enfrenta problemas relacionados à sua carreira política, mas que, mesmo assim, é um homem de família que representa a nação brasileira e seu sonho de mudança. Ressaltamos que a análise realizada pressupõe a co(n)textualização dos sentidos, o que nos remeteu, por vezes, ao composto verbo-visual para uma interpretação mais assertiva das Rds do objeto de discurso “Lula”.
Downloads
Referências
ADAM, J.-M. A linguística textual: uma introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
AQUINO, L. D. Representações discursivas de Lula nas capas das revistas Época e Veja. 2015. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
BRAIT, B. Práticas discursivas e a esfera publicitária. In: MICHELETTI, G. (Org.). Enunciação e gêneros discursivos. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-27.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
CAVALCANTE, M. M. et al. Coerência e referenciação. In: MARQUESI, S. C.; PAULIUKONIS, A. L.; ELIAS, V. M. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. p. 91-107.
ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, I. G. V. Linguagem e cognição: a construção e reconstrução de objetos-de-discurso. Revista de Estudos Linguísticos Veredas, Juiz de Fora, v. 6, n. 1, p. 29-42, 2002. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/cap022.pdf. Acesso em: 12 jun. 2014.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. (Coleção Linguagem).
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz?. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009 [1983]. (Coleção Luiz Antonio Marcuschi).
NEVES, M. H. M. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2011.
PASSEGGI, L. et al. As representações discursivas na pesquisa autobiográfica: uma metodologia de análise semântica. In: ABRAHÃO, M. H. M. B.; PASSEGGI, M. C. (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPURCS; Salvador: EDUNEB, 2012. p. 231-252.
QUEIROZ, M. E. Representações discursivas no discurso político. “não me fiz sigla e legenda por acaso”: o discurso de renúncia do senador Antonio Carlos Magalhães (30/05/2001). 2013. 187 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
RODRIGUES, M. G. S.; PASSEGGI, L.; SILVA NETO, J. G. “Voltarei. O povo me absolverá...”: a construção de um discurso político de renúncia. In: ADAM, J.-M. et al. Análises textuais e discursivas: metodologia e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010, p. 150-195.
RODRIGUES, M. G. S. et al. A carta-testamento de Getúlio Vargas (1882-1954): genericidade e organização textual no discurso político. Filologia e linguística portuguesa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 224-232, 2012.
SCALZO, M. Jornalismo de revista. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.