Antropônimos ficcionais em personagens de histórias clássicas infantis traduzidas para Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v15i32.35901

Palavras-chave:

Libras, Antroponomástica Ficcional, Estudos da Tradução, Sinais de Nome na Literatura Infantil

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar de que forma os nomes de personagens das obras literárias clássicas infantis são traduzidos da Língua Portuguesa para a Libras, tendo em vista a tradução intermodal de antropônimos ficcionais. Para tanto, parte-se dos estudos antroponomásticos e dos procedimentos de tradução de nomes fantasia da literatura infantil. Como procedimentos metodológicos foram selecionados 16 sinais de nomes traduzidos do português para a Libras de oito histórias clássicas da literatura infantil traduzidas por profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) em meados dos anos 2000 e disponíveis no site do instituto. Como resultados, os procedimentos de tradução mais produtivo foi rendition, isoladamente ou em combinação com outros procedimentos. Como conclusões, pode-se evidenciar que tiveram influência nas traduções tanto aspectos ligados às modalidades das línguas envolvidas no processo de tradução, bem como características próprias na nomeação na Libras, evidenciadas por estudos da antroponomástica das línguas de sinais.

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Biografia do Autor

Gabriele Cristine Rech, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) / Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); especialista em Educação Especial - Área da Surdez e Libras pela Univale; graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA). É professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); licenciada em Letras-Alemão e bacharela em Letras-Libras pela mesma instituição. É professora do Centro de Ciências Tecnológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

16-12-2021