Lixo, vagabunda, piranha, puta e louca

efeitos de sentido e determinações discursivas em relatos de mulheres vítimas de violência doméstica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37598

Palavras-chave:

Análise Materialista do Discurso, Determinação discursiva, Violência doméstica, Adjetivos

Resumo

O presente artigo, com base na proposta teórico-analítica da Análise Materialista de Discurso, apresenta uma reflexão sobre a violência doméstica a partir de relatos-testemunho de mulheres que sofreram essa violência. Os relatos foram publicados pelo coletivo Filhas de Frida através da campanha Ajudem Aquela, a qual teve o objetivo de conscientizar sobre os efeitos da violência contra mulheres no âmbito doméstico. A descrição e a interpretação do corpus, composto por três sequências discursivas recortadas dos relatos, ancorou-se na análise de adjetivos usados para fazer referência às mulheres pelos seus parceiros, sendo o processo discursivo analisado pelo viés das determinações discursivas. Com o estudo, é possível concluir que a ideologia trabalha produzindo as evidências sobre o que é ser mulher, fazendo permanecer um universo semanticamente estabilizado sobre o comportamento feminino que atende à lógica dominante de exploração e opressão entre os gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Schmechel de Avila, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

BECHARA, E. Moderna Gramática Brasileira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2009.

BECHTEL, G. Las cuatro mujeres de Dios: la puta, la bruja, la santa y la tonta. Traducción de Esther Andrés Gromaches, Ediciones B, Barcelona, 2001.

BOCCHI, A. A. O funcionamento discursivo de testemunhos de violência no parto: movimentos de sentido entre o jurídico e o equívoco. In: ZOPPI-FONTANA, M.; FERRARI, A. J. (Orgs). Mulheres em discurso: Gênero, Linguagem e Ideologia – V.1. SP, Pontes Editores, 2017.

CUNHA; C. LINDLEY, C. Nova Gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro, 2017.

ERNST, A. G. A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/interpretação do corpus discursivo. IV SEAD, Porto Alegre, 2009. Disponível em <http://anaisdosead.com.br/4SEAD/SIMPOSIOS/AracyErnstPereira.pdf> Acesso em 09 mar. 2021.

GRIGOLETTO, E. Do discurso político às novas tecnologias: um percurso sobre o objeto de estudo da Análise do Discurso. Organon – Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 24, nº 48, 2010.

GRIGOLETTO, E. O Ensino a Distância e as Novas Tecnologias: o funcionamento do discurso pedagógico nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Eutomia – Revista Online de Literatura e Linguística, v.1, n. 07, 2011.

INDURSKY, F. A fala dos quartéis e as outras vozes. 2. ed. São Paulo: Editora da Unicamp, 2013.

MARIANI, B. S. C. Testemunho: um acontecimento na estrutura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. V. 12, nº 1, p. 48-63, 2016.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues>

ORLANDI, E. P. Discurso e Argumentação: Um observatório do político. Fórum Linguístico, n. 1, p. 73-81, 1998.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 2014a, p. 59-106.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014b.

PERON, A. P. A produção de sentidos sobre a mulher-mãe em relatos de violência conjugal. In: ZOPPI-FONTANA, M.; FERRARI, A. J. (Orgs.) Mulheres em Discurso: Gênero, linguagem e ideologia – volume 1. Campinas: Pontes, 2017, p. 35-55.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre, Editora Sulina, 2009.

Downloads

Publicado

14-09-2022