O tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de uma escola da zona rural, do município de Imperatriz-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i34.38357

Palavras-chave:

escrita, educação do campo, ensino fundamental, variedade linguística.

Resumo

Este estudo busca investigar como a variedade linguística de alunos de escolas rurais, localizadas no munícipio de Imperatriz/MA, é tratada pelo professor do Ensino Fundamental, especificamente oitavo e nono anos, da rede pública de ensino. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em uma escola da zona rural. Os principais recursos de investigação deram-se por observação, entrevistas e análise documental (de textos dos alunos).  Os pressupostos teóricos que serviram de subsídio partiram dos estudos de Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Coelho et al. (2018), Marinho (2008), entre outros. Os resultados evidenciam pequenas mudanças no cenário da Educação do Campo, especialmente no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, pois a língua assume perspectivas voltadas ao aspecto social e concepções sobre falar errado ou certo são substituídas pela noção linguística de adequação e inadequação.  No entanto, ainda existem questões que merecem ser repensadas na prática pedagógica, entre elas: a forma de os professores lidar com a variação linguística em sala de aula. Observa-se que as intervenções são em geral limitadas, pois os professores se sentem inseguros quanto ao momento de intervir, especialmente em eventos de oralidade. Por fim, o presente estudo pretende contribuir para a promoção de um ensino mais consciente e democrático, especialmente em escolas rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Freitas de Farias, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL

Mestranda em Letras, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, estudante no grupo de pesquisa GELITI (Grupo de Estudos Literários e Imagéticos) e bolsista CAPES. Graduada em Letras Licenciatura: Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, pela mesma universidade.

Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Professora, Adjunto IV, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Nessa Universidade, trabalha no Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), Mestrado em Letras, modalidade Profissional. É mestre em Educação (2007), pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Linguística (2012), pela mesma Universidade.

 

 

Referências

BORTONI-RICARDO. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases. Lei Nº. 9394/96 de 20, de dezembro de 1996.

COELHO, I. L., GÖRSKI, E. M., SOUZA, C. M. N; MAY, G. E. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.

CYRANKA, L. Sociolinguística aplicada à educação. In: MOLLICA, M.C; FERRAREZI, C. J. (Orgs). Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto, 2016. p. 167-176.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional: Por Uma Educação Básica do Campo (texto preparatório). In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 21-63.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores associados, 2002.

PERINI, M. A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

QEDU. Censo Escolar 2020: infraestrutura. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/brasil/censo-escolar?7&brasil. Acesso em: 23 maio 2022.

Downloads

Publicado

30-11-2022