Marcação de plural e variação linguística
análise de produções escritas de alunos do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v16i34.38569Palavras-chave:
anos iniciais, marcação de plural, produções escritas, Sociolinguística, variação linguística.Resumo
Este trabalho procura refletir sobre produções escritas de crianças do 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Para tanto, foram planejadas e executadas aulas de língua portuguesa para coletar produções escritas com foco nos casos de variação linguística, observando a marcação do plural e a viabilidade da compreensão comunicativa nos casos identificados. A pesquisa é de natureza qualitativa, a coleta de produções escritas foi realizada por meio de pesquisa de campo. Os estudos realizados para embasamento teórico da pesquisa tomam por base autores que estudam e trabalham com a sociolinguística variacionista. Os principais resultados apontam que as diferenças na marcação de plural em desacordo com a gramática normativa indicam enraizamento e manifestações de problemáticas sociais, essas que, por sua vez, provocam situações de desprestígio da língua, rotulação e preconceito linguístico.
Downloads
Referências
BAGNO, M. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
BORTONI - RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
CAVALCANTE, M. A. da S. Variações Linguísticas: Implicações Pedagógicas no Ensino de Língua Materna. In: CAVALCANTE, M. A. da S; FREITAS, M. L. de Queiroz. O ensino da língua Portuguesa nos anos iniciais: eventos e práticas de Letramento. Maceió: Edufal, 2008.
CAVALCANTE, M. A. da S.; FELIX, A.C.Pesquisa de campo: Os dias mais incríveis da minha vida. Maceió/AL. 2021.
COELHO, I. L. [et al]. Sociolinguística. – Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2010. Disponível em: https://ppglin.posgrad.ufsc.br/files/2013/04/Sociolingu%C3%ADstica_UFSC.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.
COSTA, E. O. da. Variação lexical nas capitais brasileiras. Trabalho de Conclusão de Curso. Belém: UFPA, 2009. Disponível em: https://alib.ufba.br/sites/alib.ufba.br/files/variacao_lexical_nas_capitais_brasileiras.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.
FIGUEIREDO, C. A. de; GRANADEIRO, T. P.; SILVA, V. R. da. Oralidade: uma questão pouco falada nos livros didáticos de português. Revista Khora, v. 6, n. 7, 2019. Disponível em: http://site.feuc.br/khora/index.php/vol/issue/view/7. Acesso em: 28 dez. 2021.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt. Acesso em: 30 nov. 2021.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
MARINHO, J. H. C.; COSTA VAL, M. da G. Variação linguística e ensino. Belo Horizonte, MG: Ceale, 2006. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf. Acesso em: 03 jan. 2022.
MOLLICA, M. C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação/Maria Cecilia Mollica, Maria Luiza Braga, (orgs.). São Paulo: Contexto, 2003.
MOURA JÚNIOR, G. A.; MESQUITA, E. M. de C. A marcação de plural no sintagma verbal em textos produzidos por alunos da educação básica brasileira. revista Linguasagem, São Carlos, v.31, n.1, jul./dez. 2019 p. 106- 133. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/504/283
NARO, A. J. O dinamismo das línguas. In: Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação/Maria Cecilia Mollica, Maria Luiza Braga, (orgs.). São Paulo: Contexto, 2003.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SANTOS, R. L. de A. A Escolaridade e a concordância verbal na escrita de menores carentes que vivem em entidades filantrópicas na cidade de Maceió. 2013. 137 f. Tese (Doutorado em Letras: Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/1831/1/A%20Escolaridade%20e%20a%20concord%C3%A2ncia%20verbal%20na%20escrita%20de%20menores%20carentes%20que%20vivem%20em%20entidades%20filantr%C3%B3picas.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.