Consciência metalinguística e estratégias de representação ortográfica por parte de alunos do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.39917Palavras-chave:
Consciência metalinguística, Representação ortográfica, Integração de Múltiplos Padrões, Ensino Fundamental II, Agenda de pesquisasResumo
Esta pesquisa, ao correlacionar, principalmente, consciência metalinguística e representação ortográfica, objetiva avaliar as estratégias conscientes utilizadas na escrita ortográfica por alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, embasamos a discussão na teoria denominada Integração de Múltiplos Padrões (TREIMAN; KESSLER, 2014; TREIMAN, 2018) e na noção conceitual de consciência metalinguística (SOARES, 2018). Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de abordagem quali-quantitativa cujos dados foram gerados a partir de um questionário aberto respondido por estudantes do 6º ao 9º ano de uma escola privada de Belo Horizonte (Minas Gerais). Entre os resultados, identificamos e discutimos diferentes estratégias conscientes (categorizadas como externas e internas), utilizadas pelos alunos para representar ortograficamente palavras sobre as quais têm dúvidas, isto é, que não estão armazenadas por completo no léxico mental deles. Além disso, constatamos que, com o decorrer da escolarização, a tendência é que haja uma ampliação das estratégias conscientes e que algumas destas (como se basear em palavras já conhecidas) devem ser debatidas e incentivadas na aprendizagem da ortografia, pois evidenciam o acionamento de conhecimento ortográfico no nível sublexical, embasado em padrões gráficos e linguísticos interligados.
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