Responsabilidade enunciativa e ponto de vista

análise de um pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre a pandemia da Covid-19 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.39955

Palavras-chave:

Responsabilidade enunciativa, Ponto de vista, Argumentatividade, Pronunciamento presidencial

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como se processa a responsabilidade enunciativa e o ponto de vista de Jair Bolsonaro (L1/E1) em um pronunciamento sobre a pandemia da COVID-19, feito em 24 de março de 2020. Situado no campo da Linguística Textual, este estudo ancora-se na abordagem teórico-metodológica da Análise Textual dos Discursos (ATD), desenvolvida por Adam (2008), e nas reflexões de Rabatel (2016), no que se refere à problemática do ponto de vista (PDV) e da responsabilidade enunciativa (RE), tomados como categorias analíticas. A partir das análises, foi possível apontar uma predominância do PDV assertado e do PDV narrado, indicando que o locutor-enunciador principal ora manifesta explicitamente sua posição, opinião e teses, assumindo a RE pelas proposições-enunciado, ora discute sobre os PDV imputados aos enunciadores segundos. Nesse sentido, ao explicitar suas opiniões e juízos de valor, L1/E1 quer construir ante seu interlocutor a imagem de um líder político preocupado com a saúde física, mas também com a economia e com a renda das famílias brasileiras, atitude distinta daquela imputada aos enunciadores segundos (governadores, prefeitos e mídia). Portanto, a gestão dos diferentes PDV constrói um efeito interpretante mais global, com a explicitação do posicionamento de L1/E1 revelando a ação visada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Henrique Trajano de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará.

Aurea Zavam, Universidade Federal do Ceará

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi professora de língua portuguesa no ensino fundamental e médio na rede particular de ensino. É Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFC. 

Referências

ADAM, J-M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues et al. São Paulo: Cortez, 2008.

CAVALCANTE, J. R. et. al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 29, n. 4, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/zNVktw4hcW4kpQPM5RrsqXz/?lang=pt. Acesso em: 18 dez. 2022.

LOPES, F. C.; BRITO, T. R. de; SANTOS, B. A. Discursos de Jair Bolsonaro durante a pandemia de COVID-19 e sua relação com a desinformação: um olhar pela análise de discurso. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 01-22, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1800. Acesso em: 18 dez. 2022.

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: Uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2022. p. 17-52.

PACHECO, R. L. et al. Hidroxicloroquina e cloroquina para Covid-19. Revisão sistemática rápida. Sírio Libanês, São Paulo, s/p, 2020. Disponível em: https://oxfordbrazilebm.com/index.php/2020/04/19/rapid-review-hidroxicloroquina-covid19/. Acesso em: 24 dez. 2022.

RABATEL, A. Homo Narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa: pontos de vista e lógica da narração teoria e análise. Tradução Maria das Graças Soares Rodrigues; Luis Passeggi; João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2016.

SANTOS, J. C.; KALLARRARI, C. Estratégias de polidez em um pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre a pandemia da COVID-19. Revista Philologus, Ano 28, n. 83, Rio de Janeiro: CiFEFiL, p. 124-141, 2022.

SANTOS, L. W. dos; CAVALCANTE, M. M. Referenciação: continuum anáfora-dêixis. Intersecções, n. 1, p. 224-249, 2014.

TANNI, S. A. et al. Uso de hidroxicloroquina para prevenir a infecção por SARS-CoV-2 e tratar COVID-19 leve: revisão sistemática e meta-análise. J Bras Pneumol, v. 47, n. 5, p. 1-11, 2021. Disponível em: http://www.jornaldepneumologia.com.br/details/3576/pt-BR/uso-de-hidroxicloroquina-para-prevenir-a-infeccao-por-sars-cov-2-e-tratar-covid-19-leve--revisao-sistematica-e-meta-analise#. Acesso em: 24 dez. 2022.

Downloads

Publicado

31-07-2023