Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa
análise das propostas da SEDUC-SE
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40221Palavras-chave:
Letramentos digitais, multimodalidade, materiais didáticos, língua inglesaResumo
Este artigo é resultante de investigação realizada no âmbito da iniciação científica, tendo como objeto de estudo o aplicativo Estude em Casa, da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEDUC-SE). Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa (PAIVA, 2019) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994) por meio da qual buscou-se analisar, sob a perspectiva dos novos letramentos, os materiais voltados ao ensino de língua inglesa para a educação básica encontrados no aplicativo. Por meio de pesquisa documental (PAIVA, 2019), foram identificados 260 materiais, os quais foram codificados conforme as postulações de Saldaña (2009). O objetivo foi verificar se e de que forma os letramentos digitais e a multimodalidade são abordados nesses materiais. Para tal, partiu-se da compreensão de que os letramentos digitais (NASCIMENTO; KNOBEL, 2017; SULZER, 2018) referem-se à utilização das tecnologias digitais de forma consciente e reflexiva, reconhecendo-se, inclusive, a nocividade a elas atreladas; e de que a multimodalidade (FAÇANHA; LUCENA, 2020; ZACCHI, 2016) trata da exploração ativa das diversas semioses presentes em diversificados textos. Como resultado, observou-se que tanto os letramentos digitais quanto a multimodalidade estão presentes apenas de forma incipiente na maioria dos materiais, sem propostas voltadas para a promoção de maiores reflexões.
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