Letramentos digitais e multimodalidade em materiais didáticos de língua inglesa

análise das propostas da SEDUC-SE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40221

Palavras-chave:

Letramentos digitais, multimodalidade, materiais didáticos, língua inglesa

Resumo

Este artigo é resultante de investigação realizada no âmbito da iniciação científica, tendo como objeto de estudo o aplicativo Estude em Casa, da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEDUC-SE). Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa (PAIVA, 2019) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994) por meio da qual buscou-se analisar, sob a perspectiva dos novos letramentos, os materiais voltados ao ensino de língua inglesa para a educação básica encontrados no aplicativo. Por meio de pesquisa documental (PAIVA, 2019), foram identificados 260 materiais, os quais foram codificados conforme as postulações de Saldaña (2009). O objetivo foi verificar se e de que forma os letramentos digitais e a multimodalidade são abordados nesses materiais. Para tal, partiu-se da compreensão de que os letramentos digitais (NASCIMENTO; KNOBEL, 2017; SULZER, 2018) referem-se à utilização das tecnologias digitais de forma consciente e reflexiva, reconhecendo-se, inclusive, a nocividade a elas atreladas; e de que a multimodalidade (FAÇANHA; LUCENA, 2020; ZACCHI, 2016) trata da exploração ativa das diversas semioses presentes em diversificados textos. Como resultado, observou-se que tanto os letramentos digitais quanto a multimodalidade estão presentes apenas de forma incipiente na maioria dos materiais, sem propostas voltadas para a promoção de maiores reflexões.

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Biografia do Autor

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras (Português/Inglês) - Universidade Federal de Sergipe - UFS, especialista em Ensino de Inglês (UFMG), mestre em Educação (UFS) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Foi bolsista Capes/Fulbright de doutorado sanduíche na Montclair State University, em Montclair, New Jersey, EUA, durante 9 meses, sob orientação da profa. Michele Knobel. Professora efetiva da UFS (Departamento de Letras Estrangeiras). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, formação de professores e letramentos digitais.

Caio Enzio Almeida Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de janeiro de 2022 a junho de 2023. Foi voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em 2021. Foi bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, de 2020 a 2021.

Maria Amália Vargas Façanha, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com estágio sanduíche na Universidade de São Paulo (USP); mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); graduada em Letras - Português/Inglês pela UFS. É professora do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS.

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Publicado

31-07-2023

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