Prática discursiva de desinformação

análise da produção de postagens anticientíficas sobre a eficácia das vacinas na pandemia de covid-19 em 2021-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i37.41793

Palavras-chave:

prática discursiva de desinformação, Estudos Críticos do Discurso, interdiscursividade, pandemia de covid-19.

Resumo

Neste estudo, o nosso objetivo é investigar a prática discursiva de desinformação, considerando a interdiscursividade em postagens anticientíficas sobre a eficácia das vacinas durante o período de pandemia de covid-19 nos anos de 2021-2022. Para tanto, realizamos uma reflexão acerca da conjuntura social que esteve em pauta no Brasil, especialmente a partir da relação entre o discurso político e o pseudocientífico. Como fundamentação teórica, partimos dos Estudos Críticos do Discurso, mais especificamente da abordagem dialético-relacional (Fairclough, 2001), bem como dos estudos sobre desinformação (Wardle; Derakhshan, 2017). Em termos metodológicos, adotamos uma abordagem qualitativa que nos permitiu utilizar como método a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), de Fairclough (2001). À luz desse procedimento, reunimos 5 postagens durante o período de 2021-2022 que foram checadas pela agência Lupa e cuja temática apontava para negação da eficácia da vacina. A análise desses dados mostra que as principais relações estabelecidas nos textos desinformativos são de caráter político, defendendo/atacando determinados atores sociais, bem como de natureza pseudocientífica a partir da autoridade institucionalizada (acadêmica/governamental) trazida para os textos com o objetivo de ludibriar os usuários.

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Biografia do Autor

Heleno Santiago, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras - Inglês pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) na Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2018). Possui Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) na Universidade Federal do Ceará (UFC) (2021). Cursa, atualmente, Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Júlio Araújo, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre (2000), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Fez pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

 

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Publicado

21-12-2023