Morte em propaganda

teorias do humor, mesclagem e metáfora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.41804

Palavras-chave:

Teorias do Humor, Teoria da Metáfora Conceptual Estendida, Mesclagem, Propaganda

Resumo

Analisa-se uma propaganda da Sinaf (empresa de seguros e assistência funeral), postada na página do Twitter da empresa, que, desde 1996, se destacou por usar o humor como estratégia de venda de assistência funerária. Para tal, tomam-se como base as teorias da superioridade, do alívio e da incongruência (Nunes, 2022; Tabacaru, 2015), aliadas ao arcabouço da semântica cognitiva, a saber: teorias da integração conceptual (Fauconnier; Turner, 2002) e da metáfora conceptual estendida (Kövecses, 2020; Bernardo, 2023), assim como os conceitos de espaços mentais, frames, domínios e esquemas imagéticos, estruturas conceptuais que organizam nossas experiências, tornando-as coerentes. Em termos metodológicos, a análise configura-se como um estudo qualitativo, cujo objetivo geral se alinha ao método descritivo-exploratório, porque visa à busca de relações entre os conceitos tomados como base para a conceptualização da propaganda, a fim de promover uma descrição que congregue os aspectos sociais, discursivos e cognitivos. Por meio deste estudo, parte de uma pesquisa em andamento, foi possível ilustrar como a abordagem sociocognitiva permite integrar aspectos cognitivos e discursivos, visto que os elementos sociais e culturais ativados pela propaganda evidenciam um elo entre ações encenadas por meio da linguagem multimodal e os processos cognitivos que lhes são subjacentes.

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Biografia do Autor

Sandra Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva e lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

Valéria Fernandes Nunes, Universidade Ferderal do Rio de Janeiro

Graduada em Português-Literaturas e Português-Inglês pela Faculdade Integrada Simonsen (2008), mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutora em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro lotada no Departamento de Letras-Libras, atuando na graduação. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva. Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

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Publicado

28-12-2023