Contribuições do dialogismo do Círculo de Bakhtin e da Linguística Aplicada para o ensino de língua

uma proposta colaborativa em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.42029

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Linguística Aplicada, pesquisa colaborativa.

Resumo

Ao considerar o escopo bibliográfico, este artigo propõe discutir teoricamente as possíveis intercessões entre as teorias do Círculo de Bakhtin e da Linguística Aplicada à luz dos estudos da pesquisa colaborativa. Para tanto, este texto recupera as considerações da linguagem, sua natureza social e o papel do sujeito, conforme cada linha teórica. Com este estudo, pretendemos estabelecer alguns encaminhamentos sobre as contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin e dos recentes estudos da LA para o ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Andre de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (2012). É pós-graduado em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela UEPA (2013) , também é especialista em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, pelo Centro Universitário -FIBRA (2015) .Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação do ProfLetras (UNIFESSPA). Doutorando em Linguística e Literatura pelo PPGLLIT-UFNT. Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa e Redação da rede municipal de ensino de Mãe do Rio (SEMED), bem como professor concursado de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino (SEDUC). Há 11 anos trabalha na educação básica de ensino, tem experiência profissional na área de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, no que diz respeito ao contexto acadêmico tem se dedicado aos estudos de temas da Linguística Aplicada e os diálogos com a LT e estudos do Círculo de Bakhtin ligados ao ensino e aprendizagem de língua.

Selma M. Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em letras: Português e Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (1990), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Inglesa pela UNIANA-UEG (1998), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino\aprendizagem de LE\L2 pela Universidade de Brasília-UnB (2007) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho-Unesp (2014). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Norte do Tocantins e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura PPGLIT-UFNT(Nível: Mestrado e Doutorado) e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS-UFNT, Campus de Araguaína. 

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Publicado

28-12-2023