Plano de texto e multimodalidade como ferramentas para modernização do texto jurídico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43436

Palavras-chave:

Análise Textual dos Discursos, plano de texto, Texto Jurídico, Multimodalidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como o plano de texto e a multimodalidade podem contribuir em aspectos de modernização do texto jurídico. Para tanto, analisou-se o edital Ceará da cidadania e diversidade cultural (2022), em que esses recursos são utilizados com esse fim. Como referencial teórico que trata sobre a Análise textual dos Discursos (ATD) e o plano de texto adotou-se Adam (2011); Passeggi et al. (2010); Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010); Passeggi (2001). Em relação aos autores que tratam questões da multimodalidade, destaca-se, principalmente, os pressupostos dos teóricos Hodge e Kress (1988); Kress e van Leuveen (1996, 2006), Jewitt (2008), além das considerações de estudiosos como Dionísio (2005) e Vieira et al. (2007). As análises mostram que há estratégias de modernização do gênero jurídico edital por meio do plano de texto e de aspectos multimodais, com o objetivo de aproximar mais pessoas do processo seletivo, facilitando a leitura e deixando as orientações mais dinâmicas.

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Biografia do Autor

Josinaldo Pereira de Paula, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), graduado em Letras/Português pela mesma instituição. É professor pesquisador da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), atuando no Departamento de Letras Estrangeiras da UER - Campus de Pau dos Ferros, e professor temporário na Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Norte.

Antonia Karolina Bento Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), graduada em Letras Espanhol e respectivas literaturas pela mesma universidade. Entre 2018-2019 e 2022-2023 atuou como professora substituta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN/CAPF).

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Publicado

23-08-2024