Plano de texto e multimodalidade como ferramentas para modernização do texto jurídico
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43436Palavras-chave:
Análise Textual dos Discursos, plano de texto, Texto Jurídico, MultimodalidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como o plano de texto e a multimodalidade podem contribuir em aspectos de modernização do texto jurídico. Para tanto, analisou-se o edital Ceará da cidadania e diversidade cultural (2022), em que esses recursos são utilizados com esse fim. Como referencial teórico que trata sobre a Análise textual dos Discursos (ATD) e o plano de texto adotou-se Adam (2011); Passeggi et al. (2010); Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010); Passeggi (2001). Em relação aos autores que tratam questões da multimodalidade, destaca-se, principalmente, os pressupostos dos teóricos Hodge e Kress (1988); Kress e van Leuveen (1996, 2006), Jewitt (2008), além das considerações de estudiosos como Dionísio (2005) e Vieira et al. (2007). As análises mostram que há estratégias de modernização do gênero jurídico edital por meio do plano de texto e de aspectos multimodais, com o objetivo de aproximar mais pessoas do processo seletivo, facilitando a leitura e deixando as orientações mais dinâmicas.
Downloads
Referências
ADAM, J-M. La linguistique textuelle. Introduction à l’analyse textuelle des discours. Paris: A. Colin, 2008.
ADAM, J-M. A Linguística Textual: introdução à análise textual dos discursos. Trad. Maria das Graças Soares Rodrigues, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin. São Paulo: Cortez, 2011.
ADAM, J-M. O que é Linguística Textual? Trad. Suzana Leite Cortez. In: SOUSA. E. R; F. PENHAVEL; E. CINTRA, M. R. (org.). Linguística Textual interfaces e delimitações: homenagem a Ingedore Grunfeld Vilaça Koch. São Paulo: Cortez, 2017. p. 23-57.
ADAM, J.-M. A noção de texto. Trad. Maria das Graças Soares Rodrigues, João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi; revisão técnica da tradução: João Gomes da Silva. Natal: EDUFRN, 2022.
BEZERRA, F. A.; NASCIMENTO, R.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2001.
CABRAL, A. L. T.; LIMA, N. V. Argumentação e polêmica nas redes sociais: o papel de violência verbal. Revista Signo, v. 42, n. 73, 2013.
DIONÍSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramentos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 159-177.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Arnold, 1978.
HELLER, E. A Psicologia das Cores: como actuam as cores sobre os sentimentos e a razão. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.
HODGE, R. I. V.; KRESS, G. R. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.
JEWITT. C. Multimodality and Literacy in School Classroom. Review of Research in Education, v. 32, p. 241-267, 2008.
KRESS, G. A social-semiotic theory of multimodality. In: Multimodality – A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010. p. 54-81.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the Grammar of visual design. London: Routlegde, 1996.
KRESS, G. VAN LEEUWEN, T. Reading images: the Grammar of visual design. London: Routlegde, 2006.
PASSEGGI, L. et al. A análise textual dos discursos: para uma teoria da produção co(n)textual de sentido. In: LEITE, M. Q.; BENTES, A. C. (org.). Linguística de texto e análise de conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. p. 262-312.
QUEIROZ, M. E. As Representações discursivas do locutor e dos alocutários no discurso político de renúncia (Antônio Carlos Magalhães). 2013. 187 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. São Paulo: CuItrix, 2002.
STRANDVIK, I. La modernización del lenguaje jurídico en Suecia: ¿enseñanzas aplicables a otras tradiciones?. In: MONTOLÍO, E. Hacia la modernización del discurso jurídico. Barcelona: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona, 2014.
SILVA NETO, J. G. da. As sequências textuais de gramática e texto: elementos teórico-metodológicos para a sequência didática. In: RODRIGUES, PASSEGGI e SILVA NETO (org.). Linguística Textual e Ensino de Língua Portuguesa. Natal: EDUFRN, 2014. p. 31-58.
VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. (ed.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. London and New York: Routledge, 2011. p. 668-682.
VIEIRA, J. A. et al. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.