Neologismos na eleição presidencial de 2022
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43730Palavras-chave:
Léxico, Neologia, Neologismo, Formação de palavrasResumo
A eleição presidencial é um momento importante para o país. Nesse contexto de campanha eleitoral, surgem novas palavras e expressões para retratar o cenário político. Com objetivo de analisar essas novas palavras e expressões, chamadas de neologismos, este trabalho, de caráter documental-bibliográfico, foi realizado em duas etapas. Primeiro, consultando a cobertura de portais jornalísticos para analisar a ocorrência de neologismos, divulgada entre os meses de julho e setembro de 2022 durante a pré-campanha e o período eleitoral para presidente. Em seguida, após o levantamento manual, confirmando ou não, pelo critério lexicográfico, se havia o caráter neológico das unidades selecionadas. Para corpus de exclusão, foram adotados os seguintes dicionários: Michaelis, Houaiss, Aulete, Aurélio, VOLP. Ao final, foram listados 86 neologismos relacionados à eleição presidencial de 2022, tendo como principais processos derivação prefixal (31), formação sintagmática (11), derivação sufixal (9). Esses dados confirmam que a derivação é um dos recursos mais férteis na produção de novas palavras e que a formação sintagmática é uma tendência nas novas formações.
Downloads
Referências
ABL - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. 6. ed. São Paulo: Global, 2021.
ALONSO, N. T. Q. Entre segredos e risos: gírias da diversidade sexual paulistana. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
AULETE, C. Aulete digital: o dicionário da língua portuguesa. Desenvolvido por Lexikon Editora Digital. Disponível em: www.aulete.com.br. Acesso em: 30 set. 2022.
BASÍLIO, M. Teoria Lexical. São Paulo, Ática, 1987.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política (vol. 2). 13 ed. Brasília: Editora UnB, 2010.
CARONE, F. B. Morfossintaxe. 9. ed. São Paulo: Ática: 2003.
FERRAZ, A. P. O discurso publicitário e a criação de palavras novas. Fólio, Vitória da Conquista, v. 11, n. 2, p. 49-69, 2019.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira, Margarida dos Anjos. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
GONÇALVES, C. A. Morfologia. São Paulo: Parábola, 2019.
GUILBERT, L. La créativité lexicale. Paris: Larousse, 1975.
HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa [DEHLP]. Versão 3.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KEHDI, V. Formação de palavras em português. São Paulo: Ática, 1992.
LINO, M. T. R. F. Neologia e neonímia em língua portuguesa: critérios de identificação. Linha D’Água, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 9-23, 2019.
MICHAELIS ON-LINE. Dicionário brasileiro da língua portuguesa. São Paulo:
Melhoramentos. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 30 set. 2022.
MONTEIRO, J. L. Morfologia portuguesa. 4. ed. Campinas: Pontes, 2002.
ORTELLADO, P; RIBEIRO, M. M; ZEINE, L. Existe polarização política no Brasil? Análise das evidências em duas séries de pesquisas de opinião. Opinião Pública, Campinas, v. 28, n. 1, p. 62-91, 2022.
SANDMANN, A. J. Formação de palavras no português brasileiro contemporâneo. Curitiba: Scientia et Labor; Ícone, 1988.
SINGER, A. Os sentidos do lulismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.