Sentido e referência na interpretação de situações-problema em matemática
a importância da escolha lexical
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43880Palavras-chave:
Semântica formal, Semântica referencial, Interface linguagem-matemáticaResumo
Este artigo visa investigar a dificuldade de interpretação dos enunciados de problemas matemáticos, analisando as relações semânticas entre a linguagem natural dos enunciados e sua tradução para a linguagem matemática na resolução. Dividido em dois momentos, o estudo envolveu inicialmente a observação de quatro alunos do 6º ano para entender como interpretavam enunciados simples, seguido pela análise de quatro situações-problema sobre porcentagem de diferentes anos escolares (6º, 7º e 8º anos). O objetivo foi identificar dificuldades na interpretação dos enunciados matemáticos, dada a necessidade de pensamento lógico-formal. Contrariando a ideia comum de baixa alfabetização em língua materna e linguagem matemática, o estudo analisou diversos motivos e aspectos linguísticos e estruturais que apresentam desafios, além dos próprios desafios matemáticos, para alunos proficientes em ambas as áreas. Para melhor compreender, nos baseamos nos pressupostos de Frege (1978) sobre Sentido e Referência e no conceito de Composicionalidade. A análise foi realizada primeiramente por meio de questionários aos alunos, seguida pela análise detalhada dos enunciados dos textos didáticos, destacando a recorrência termos indicados pelos participantes como desconhecidos. Assim, a escolha lexical foi identificada como um desafio significativo, afetando diretamente a compreensão e a interpretação dos alunos.
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