Potencial argumentativo dos conectores de causalidade ampla
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43884Palavras-chave:
Ensino, Argumentação, Conectores, Relações lógicasResumo
Este artigo tem por temática o emprego de conectores da causalidade, com o enfoque na relação lógica de causa e efeito face outras relações discursivo-inferenciais como as explicativas, condicionais e finais ou resultativas. O objetivo primordial é observar as funções sintática e semântico-pragmática dos elementos coesivos presentes na construção textual, cuja descodificação é essencial para se compreender a intenção argumentativa dos enunciadores. Com base em um aparato teórico que engloba estudos do texto como discurso e que permite compreender a interface discurso-argumentação, apresenta-se uma visão reflexiva da gramática, por meio da análise de enunciados reais de produção escrita. Serão analisadas construções em gêneros como charge, cartum e tirinha, diferentemente de abordagens tradicionais da Escola, que priorizam os reconhecimentos da metalinguagem e da prescrição. Espera-se que as reflexões feitas e as análises propostas possam contribuir para um ensino de leitura e interpretação mais consciente e que desenvolva as competências argumentativa e comunicativa dos alunos, em variados gêneros textuais.
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