A importância da disciplina Linguística Aplicada na formação inicial de professores de Libras
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43919Palavras-chave:
Formação docente, Letras Libras, Ensino de Libras, MetanáliseResumo
O presente estudo tem, como objetivo principal, discutir a importância da disciplina Linguística Aplicada na formação de licenciandos em Letras Libras que atuarão no contexto da Educação Básica. A introdução da Libras como disciplina nos currículos dos cursos de licenciatura faz pensar na falta e necessidade de organização da disciplina em âmbito acadêmico, bem como a questão profissional do futuro professor em sala de aula, o seu exercício no magistério com alunos surdos ou ouvintes, explicação de conteúdos destacando aspectos da cultura surda e metodologias de ensino no atendimento que precisamos na educação com tais alunos. A partir dessa premissa, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica do tipo ‘Metanálise’. Selecionamos os sites da Scielo e Periódicos Capes como base de dados para o levantamento com delimitação de um marco temporal de 8 (oito) anos, isto é, 2015 a 2023. Os resultados indicaram poucos estudos que envolvem o campo da Linguística Aplicada e formação inicial de professores de Libras (contexto do Letras Libras). Apesar disso, aqueles analisados apresentam significativas contribuições desta área do conhecimento para o fazer docente, bem como para o refletir de uma prática alinhada à realidade que circunda o estudante, seja surdo ou ouvinte.
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