Atividades de análise linguística sobre frequência lexical
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43921Palavras-chave:
Frequência lexical, Análise linguística, Livro didáticoResumo
O léxico em contexto de ensino é, muitas vezes, negligenciado, colocado em segundo plano, dando lugar privilegiado à gramática. Essa subalternidade imposta resvala na desconsideração da potencialidade existente na repetição vocabular consciente, com finalidades específicas, o que deve ser algo abordado na sala de aula. Assim, neste trabalho, objetivamos analisar as concepções de léxico e as perspectivas de análise linguística (AL) verificadas em atividades de frequência lexical em livros didáticos, em função das práticas de leitura e escrita. Nossos fundamentos teóricos estão assentados em autores como Neves (2020) e Antunes (2012), para tratarmos do léxico e da frequência lexical, bem como em Bezerra e Reinaldo (2020) no que se refere à AL. Nossa metodologia é de base indutiva, descritivo-explicativa e documental (Mascarenhas, 2018; Gil, 2008), ao buscarmos, em documentos ainda não analisados, por meio da descrição e da explicação, compreendermos o que se trabalha sobre a repetição vocabular e como isso acontece. Nossos resultados apontam para a existência de um estudo da repetição de palavras, embora ainda tímido e não sistemático, deixando de abordar elementos importantes que devem ser pensados pelo professor.
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