Atividades de análise linguística sobre frequência lexical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43921

Palavras-chave:

Frequência lexical, Análise linguística, Livro didático

Resumo

O léxico em contexto de ensino é, muitas vezes, negligenciado, colocado em segundo plano, dando lugar privilegiado à gramática. Essa subalternidade imposta resvala na desconsideração da potencialidade existente na repetição vocabular consciente, com finalidades específicas, o que deve ser algo abordado na sala de aula. Assim, neste trabalho, objetivamos analisar as concepções de léxico e as perspectivas de análise linguística (AL) verificadas em atividades de frequência lexical em livros didáticos, em função das práticas de leitura e escrita. Nossos fundamentos teóricos estão assentados em autores como Neves (2020) e Antunes (2012), para tratarmos do léxico e da frequência lexical, bem como em Bezerra e Reinaldo (2020) no que se refere à AL. Nossa metodologia é de base indutiva, descritivo-explicativa e documental (Mascarenhas, 2018; Gil, 2008), ao buscarmos, em documentos ainda não analisados, por meio da descrição e da explicação, compreendermos o que se trabalha sobre a repetição vocabular e como isso acontece. Nossos resultados apontam para a existência de um estudo da repetição de palavras, embora ainda tímido e não sistemático, deixando de abordar elementos importantes que devem ser pensados pelo professor.

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Biografia do Autor

Carlos Roberto Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestre em Linguagem e Ensino e graduado em Letras-Língua Portuguesa pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFCG) e professor da rede estadual de Pernambuco (SEDUC/PE).

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (docente permanente). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Rede (ProfLetras) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), ambos da UFPE.

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Publicado

23-08-2024