Políticas linguísticas, seus objetivos e internacionalização do ensino superior

um olhar para instituições nordestinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43924

Palavras-chave:

Idiomas sem Fronteiras, Políticas linguísticas, Internacionalização, Objetivos, Região Nordeste

Resumo

A Internacionalização não é um movimento recente das Instituições de Ensino Superior (IES), estando ligada ao próprio surgimento das universidades, porém, com a intensificação da globalização na pós-modernidade, ela tem sido bastante enfatizada e requerida (Matos; Carvalho, 2023; Stallivieri, 2017). Caracteriza-se pelas multifacetas, a difícil definição, a inter/multi/transdisciplinaridade, e, habitualmente, aspectos neoliberais/coloniais (Chagas, 2023; Stein et al, 2016). No Brasil, os processos de internacionalização, ensino-aprendizagem de línguas e desenvolvimento de políticas linguísticas (PLs) são intermediados, desde 2012, pelo programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) (Abreu-e-Lima et al, 2023). À luz do exposto, almejamos apresentar os objetivos mais e menos recorrentes em PLs de 16 IES da Região Nordeste do Brasil, bem como a recorrência da menção ao IsF nesses documentos. É uma pesquisa de base interpretativista e abordagem quali-quantitativa, situada no campo da Linguística Aplicada. Apreendemos como resultados a menção ao IsF em 10 das 16 PLs analisadas, mostrando a proeminência do Programa acerca da assistência e promoção dos cursos de línguas e da construção desses documentos. Como objetivo mais frequente, observamos uma busca pela democratização do acesso ao ensino-aprendizagem de línguas. Contrariamente, o objetivo menos citado foi o incentivo à construção de um planejamento linguístico.

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Biografia do Autor

Lucas Natan Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com bolsa CAPES. Graduado em Letras Inglês pela UFS.

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Letras pela mesma instituição. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS. Coordenadora Nacional da Rede Andifes IsF-Inglês.

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Publicado

23-08-2024

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