#Partiu

a Gramática de Construções e a Linguagem Multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i40.44983

Palavras-chave:

Construção gramatical, #partiu, Linguagem multimodal

Resumo

Entendemos a língua como uma rede de construções organizada em relações hierárquicas e de herança. Cada construção é um pareamento de forma e significado, instanciado dentro da gramática em padrões cognitivos motivados por contextos pragmáticos, discursivos e semânticos de interação. A fim de garantir a comunicabilidade, os falantes realizam inovações na forma e no significado de construções gramaticais, revitalizando o funcionamento da língua no entrecruzamento de diferentes suportes de linguagem. Nessa abordagem teórica nos filiamos à Gramática de Construções e à Linguística Cognitiva, com autores como Goldberg (1995; 2006), Bybee (2016), Traugott e Trousdale (2013), Fillmore (1982), Fauconnier (1997), Ferrari, Guedes e Avelar (2019), dentre outros. Ao pressupormos que linguagens multimodais dos contextos virtuais de interação influenciam na maneira como os falantes têm organizado a gramática, propomos descrever, a partir de um corpus não sistematizado em perspectiva sincrônica, os usos da construção #partiu, nas correlações entre a constituição da sua estrutura e os contextos discursivos e pragmáticos. Dentre as correlações encontradas, as mais produtivas são as postagens que vinculam a imagem do perfil do usuário à construção #partiu, colocando em evidência um sujeito pragmático que compõe frames de convite ao seu interlocutor ou de autopromoção.

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Biografia do Autor

Agameton Ramsés Justino, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2018) e mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professor da Universidade Federal do Mato Grosso (desde agosto de 2006). Concursado no Departamento de Letras, para a cadeira de Metodologia e Prática de Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Atua também como professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Letras, Linguística e Interculturalidade da UEG, na cidade de Goiás, GO. Atualmente é Diretor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondonópolis.

Michele Denise Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística, da Universidade Federal de Goiás, Goiânia (2024). Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, (2017). Licenciada em Letras - Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis (2010). Especialista em Língua Portuguesa pela mesma Universidade (2011). Professora efetiva da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Atualmente, professora formadora de Linguagens da Diretoria Regional de Educação - Mato Grosso.

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Publicado

22-12-2024