A diaconstrução funcional [SN (SVFUNC) X]

uma descrição de incompatibilidades no contexto de aquisição de PBL2 por aprendizes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i40.45183

Palavras-chave:

Surdez, GCBU, GCD, PBL2

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da Gramática de Construções Baseada no Uso (Goldberg, 2006; Diessel, 2019; Perek, 2015) e da Gramática de Construções Diassistêmica (Höder et al 2021). A motivação para tal investigação deu-se pela percepção de que alunos surdos de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade apresentam distorções nos usos da construção funcional [SN VFUNC X] com os verbos SER e ESTAR no PB. Nossa hipótese é a de que aprendizes surdos podem não ter especificada a construção funcional [SN VFUNC X] do português do Brasil como L2 – o PBL2 - (Soares & Nascimento, 2020), e suas microconstruções, mas apenas uma diaconstrução funcional [SN (SVFUNC) X], o que leva a supergeneralizações, transferências e interferências no PBL2, refletidas em problemas sistêmicos na produção escrita desses indivíduos. Para a pesquisa, de base qualitativa e quantitativa, aplicamos um teste diagnóstico (TDiag) em formato cloze, para verificarmos o desempenho dos aprendizes surdos, observando incompatibilidades morfossintáticas associadas à construção em foco, o que nos permitiu a caracterização de três grupos de problemas de escrita em PBL2 dos aprendizes surdos: (a) Apagamentos; (b) Preenchimentos impróprios e (c) Combinações discordantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto de Freitas Junior, UFRJ

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ e posdoc pela Universidade de Birmingham. Chefe do Departamento de Letras-Libras/UFRJ, Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso e da Gramática das Construções Diassistêmica. Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). Colaborador do LabLetras UERJ/FFP. 

Hosana Sheila da Silva Rosa Xavier, Secretaria Municipal de São Gonçalo

Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (FFP-UERJ), Especialista em Educação Inclusiva (UERJ) e em Psicopedagogia (UNIPLI). Graduada em Letras-Libras (UFRJ) e em Pedagogia (UNILASALLE-RJ), professora de Libras do Centro Interescolar Ulysses Guimarães (CIUG). Atuou como professora de Sala de Recursos Multifuncionais, professora de Educação Infantil e assessora de Educação Inclusiva responsável pela elaboração de cursos de Libras na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Ministrou a disciplina Libras nas seguintes instituições: Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Dpto de Letras-Libras/UFRJ) e Faculdade Maria Thereza (Cursos de Pedagogia e Biologia). 

Referências

BYBEE, J. Language, Usage and Cognition. New York: Cambridge University Press, 2010.

DIESSEL, H. The Grammar Network: How language structure is shaped by language use. Cambridge: University Press, 2019.

DINIZ, R. S. Contato linguístico em traduções da Libras para o português escrito: análise, descrição e funcionamento do constructicon multilíngue. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022.

FREITAS Jr., R.; SOARES, L. A. A.; NASCIMENTO, J. P. S.; XAVIER, H.S. Será um grande de aprendizado: uma análise descritiva dos aspectos linguísticos da escrita de surdos em PBL2 – interfaces entre textualidade, uso e cognição no estado de interlíngua. Pensares em Revista, v. 1, 2018.

FREITAS Jr., R.; SOARES, L. A. A.; NASCIMENTO. J. P. S. (org.). Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: PPGLEN / Faculdade de Letras, 2020. p.130-142.

FREITAS Jr., R.; SOARES, L. A. A.; NASCIMENTO, J. P da S.; SILVEIRA, V. L. V. da S. A gramática de construções diassistêmica: uma abordagem aquisicional baseada no uso. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 30 n. 2, p. 606-634, 2022.

GOLDBERG, A. Constructions: a construction grammar approach to argument structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, A. Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

GODOY, C. B. A emergência do sinal ˂é˃ no constructicon bi/multilíngue de surdos: evidências de diaconstruções. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

HÖDER, S.; PRENTICE, J.; TINGSELL, S. Acquisition of additional languages as reorganization in the multilingual constructicon. In: BOAS, H.C.; HÖDER, S. (org.). Constructions in Contact 2. Language change, multilingual practices, and additional language acquisition (Constructional Approaches to Language). Amsterdam/Philadelphia: Benjamins, 2021.

MELO, M.; FREITAS Jr., R. Aquisição de linguagem e modelos baseados no uso. In: FREITAS Jr., R.; SOARES, L. A.; NASCIMENTO, J. P (org.). Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2020. Disponível em: https://corpusneis.wixsite.com/home/ebook.

NASCIMENTO, J. P. A escrita infantil de surdos de primeira geração: um estudo cognitivo-funcional sobre o recrutamento de processos mentais de domínio geral na aquisição de PBL2. Monografia (Curso de Letras – Português/Literaturas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

PEREK, F. Argument structure in Usage-Based Construction Grammar. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins, 2015.

SOARES, L. A. A. A emergência de um sistema de competidores: um estudo cognitivo-funcional dos processos mentais subjacentes ao desenvolvimento do PBL2 em surdos universitários. Tese (Doutorado) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

SOARES, L. A. A.; NASCIMENTO, J.P. Evidências sobre a representação cognitiva de construções funcionais do PB em crianças e adultos surdos. Revista Linguística, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 135–154, 2020.

XAVIER, H. S. Uma perspectiva construcional para o ensino de PB para surdos: os verbos SER e ESTAR em foco. 2023. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

22-12-2024