Thank you for the music
reflexões sobre músicas como recurso para ampliação de repertórios e (re)construção de sentido em contexto de educação linguística crítica
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45397Palavras-chave:
Educação linguística crítica, Música como texto multimodal, Letramento crítico, AmorResumo
Neste artigo, problematizamos e refletimos sobre o potencial do uso de músicas como recurso para expansão de repertórios no processo de educação linguística crítica a partir da interação de uma aluna e sua professora durante um projeto de ensino de inglês em contexto universitário. Apesar de o material empírico ter sido gerado de forma remota, em contexto pandêmico, neste estudo ampliamos a discussão sobre o uso de músicas em contexto de educação linguística crítica para outros modos de interação. Respaldamo-nos nos estudos pós-críticos para rizomatizar o material empírico composto pelo conjunto de registros das trocas dialogadas que ocorreram entre as duas durante o projeto em atividades escritas multimodais realizadas e revisadas; os planejamentos individuais das agentes de pesquisa; os feedbacks, tanto orais quanto escritos; e transcrições das videoconferências dos encontros semanais. Mostramos como em um projeto de ensino, desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, foi possível manter o contato com o idioma e expandir diferentes repertórios: linguísticos, sociais, afetivos, lexicais, culturais, entre outros. Para além disso, o trabalho com músicas favorece o processo de reflexão do que sentimos, de como projetamos nossos sentimentos, e de como pensamos nas coisas que acontecem em nosso mundo. Concluímos afirmando que é possível adaptar o trabalho realizado para outros contextos e promover discussões que fortaleçam a expansão da educação linguística crítica.
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