Booktube
um gênero em três letramentos (digital, literário e oral)
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45553Palavras-chave:
Gênero Discursivo, Tecnologias digitais, Booktube, Sequência didática, LetramentosResumo
O objetivo deste artigo é discutir o potencial do gênero booktube para a ampliação dos letramentos digital, literário e oral, a partir da análise de um processo de produção desse gênero por uma dupla de estudantes das séries finais do Ensino Fundamental durante uma sequência didática. Embasamos este estudo nos postulados de Bakhtin (2016) e nas noções de letramento (Soares, 2002, 2009), mais especificamente de letramento digital (Buzato, 2006; Lima-Neto; Carvalho, 2022; Ng, 2012; Ribeiro, 2009; Soares, 2002), letramento literário (Cosson, 2021, 2022) e letramento oral (Antunes, 2003; Kuyumjian, 2016; Moraes, 2016; Nascimento; Souza; Sá, 2016; Sá; Nascimento, 2016). Como corpus, selecionamos um booktube roteirizado e produzido por uma dupla de estudantes sobre a obra “A Mala de Hana”. Os dados mostraram que os letramentos digital, literário e oral foram desenvolvidos desde o início da sequência didática até o final dela, visto que os estudantes usaram softwares diversos, inclusive de edição de vídeo; realizaram uma curadoria das informações a serem apresentadas no vídeo, relacionando a obra literária a outras obras artísticas; bem como buscaram adequar a linguagem oral ao seu público. Concluímos, assim, que o processo de produção do booktube oportuniza aos estudantes experiências significativas para desenvolver esses três letramentos.
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