Professores de línguas em formação inicial
relações entre crenças, saberes e conhecimentos sobre autoria de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.48189Palavras-chave:
Autoria de materiais didáticos, Saberes docentes, Crenças, ConhecimentoResumo
A autoria de materiais didáticos é uma das ações que faz parte do trabalho docente. Entretanto, sabemos que a execução dessa ação demanda tempo e depende de diversos fatores, incluindo possíveis exigências das instituições de ensino. Esta atividade pode ser desenvolvida e discutida ao longo da formação inicial de professores; porém, muitas vezes, pode haver uma carência de espaços para isso, bem como para o compartilhamento e a discussão dos saberes, conhecimentos e crenças envolvidos em tal prática. Deste modo, neste artigo, discutimos as possíveis relações entre as crenças, os saberes e os conhecimentos sobre autoria de materiais didáticos de professores de Letras em formação inicial. A partir de uma pesquisa qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário a alunos dos cursos de licenciatura em Letras de duas universidades federais no sul do país, apresentamos dados referentes às percepções de professores em formação quanto aos elementos apresentados acima. Com base nesta pesquisa, observamos que os conhecimentos disciplinares aliados aos saberes de ordem prática são valorizados como constituintes da autoria docente e que tais aspectos são sensíveis à influência de crenças neste sentido.
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