Professores de línguas em formação inicial

relações entre crenças, saberes e conhecimentos sobre autoria de materiais didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.48189

Palavras-chave:

Autoria de materiais didáticos, Saberes docentes, Crenças, Conhecimento

Resumo

A autoria de materiais didáticos é uma das ações que faz parte do trabalho docente. Entretanto, sabemos que a execução dessa ação demanda tempo e depende de diversos fatores, incluindo possíveis exigências das instituições de ensino. Esta atividade pode ser desenvolvida e discutida ao longo da formação inicial de professores; porém, muitas vezes, pode haver uma carência de espaços para isso, bem como para o compartilhamento e a discussão dos saberes, conhecimentos e crenças envolvidos em tal prática. Deste modo, neste artigo, discutimos as possíveis relações entre as crenças, os saberes e os conhecimentos sobre autoria de materiais didáticos de professores de Letras em formação inicial. A partir de uma pesquisa qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário a alunos dos cursos de licenciatura em Letras de duas universidades federais no sul do país, apresentamos dados referentes às percepções de professores em formação quanto aos elementos apresentados acima. Com base nesta pesquisa, observamos que os conhecimentos disciplinares aliados aos saberes de ordem prática são valorizados como constituintes da autoria docente e que tais aspectos são sensíveis à influência de crenças neste sentido.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Bohlmann Duarte, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); graduada em Letras - Licenciatura em Português/Inglês e respectivas literaturas e bacharelado em Redação e Revisão de Textos pela UFPel. Professora Adjunta da UFPel, atuando no Centro de Letras e Comunicação, na área de Ensino de Língua Inglesa, e no Programa de Pós-Graduação em Letras.

  • Aline Mackedanz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela UFPel.

  • Carolina Fernandes Alves, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola pela UFRGS. Professora adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

02-07-2025