Os dicionários de aprendizes como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua francesa
DOI:
https://doi.org/10.47456/rkehd437Palavras-chave:
Lexicografia, Lexicogrfia Pedagógica, Dicionário de aprendizes, Língua Francesa, Aprendizes de língua estrangeiraResumo
Este artigo oferece uma análise das características estruturais de um dicionário monolíngue para aprendizes de língua francesa, comparando-o a um dicionário também monolíngue voltado para falantes nativos. Para contextualizar essa investigação, é apresentado um breve histórico da Lexicografia e suas questões mais relevantes no contexto francês, além dos elementos canônicos da estrutura de um dicionário e suas respectivas funções. Além disso, são examinadas as contribuições da Lexicografia Pedagógica (LP) na concepção de dicionários de aprendizes e o uso do dicionário no contexto do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), assim como as competências dicionarísticas essenciais para aprendizes de LE. Por meio das contribuições da Lexicografia e da LP, é proposta uma reflexão sobre a importância dos dicionários de aprendizes como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de francês, destacando as vantagens de seu uso por esse público. Por fim, é demonstrada a importância do desenvolvimento das competências dicionarísticas dos aprendizes para a construção de sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem.
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