Os dicionários de aprendizes como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua francesa

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DOI:

https://doi.org/10.47456/rkehd437

Palabras clave:

Lexicografia, Lexicogrfia Pedagógica, Dicionário de aprendizes, Língua Francesa, Aprendizes de língua estrangeira

Resumen

Este artigo oferece uma análise das características estruturais de um dicionário monolíngue para aprendizes de língua francesa, comparando-o a um dicionário também monolíngue voltado para falantes nativos. Para contextualizar essa investigação, é apresentado um breve histórico da Lexicografia e suas questões mais relevantes no contexto francês, além dos elementos canônicos da estrutura de um dicionário e suas respectivas funções. Além disso, são examinadas as contribuições da Lexicografia Pedagógica (LP) na concepção de dicionários de aprendizes e o uso do dicionário no contexto do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), assim como as competências dicionarísticas essenciais para aprendizes de LE. Por meio das contribuições da Lexicografia e da LP, é proposta uma reflexão sobre a importância dos dicionários de aprendizes como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de francês, destacando as vantagens de seu uso por esse público. Por fim, é demonstrada a importância do desenvolvimento das competências dicionarísticas dos aprendizes para a construção de sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografía del autor/a

  • Cíntia Voos Kaspary, Universidade Federal da Bahia

    Obtenção do título de Doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2021. Atualmente, Professora Adjunta de Língua e Ensino de Língua Francesa na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Líder do Grupo de pesquisa: Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade (GPELE-CNPQ).

  • Alice Suzart Landim Costa, Universidade Federal da Bahia

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (PPGLinC-UFBA). Atualmente, é membro do Grupo de pesquisas em ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (GPELE/CNPQ).

  • Ana Gabriela Pereira dos Apóstolos, Universidade Federal da Bahia

    Bacharela em Administração de Empresas (2015-2019, Ruy Barbosa), possui especialização em Ensino de Inglês (2020-2021, Estácio), atualmente é Graduanda em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira: Inglês (UFBA, Salvador, Bahia, Brasil). Atua como monitora de língua inglesa no Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI-UFBA) e como pesquisadora no Grupo de pesquisas (GPELE/CNPQ).

  • Mayara Bonfim Gómez, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

    Graduada em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Francês) pela Universidade Federal da Bahia (2018-2023, UFBA). Atualmente é mestranda em Didactique du Français Langue Étrangère (FLE) et du Français Langue Seconde (FLS) na Université Sorbonne Nouvelle com a bolsa Eiffel de Excelência do governo francês e participa do grupo de pesquisa Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade (GPELE/CNPQ).

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Publicado

18-09-2025