Entre o dizer e o fazer
performances discursivas na construção do pertencimento ao Grupo de Prática Exploratória
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.48277Palabras clave:
Linguística Aplicada Crítica, Prática Exploratória, Linguagem como performance, Formação de professores crítica, SustentabilidadeResumen
Este artigo analisa os modos pelos quais uma professora-pesquisadora, aqui chamada Clara, se constrói discursivamente a partir de sua participação no Grupo de Prática Exploratória e investiga como se configura seu pertencimento a esse espaço formativo. Além disso, discute o potencial da Prática Exploratória como proposta sustentável de formação contínua de professores, destacando seu papel na promoção da reflexão crítica, da escuta sensível e da colaboração docente. O estudo fundamenta-se na Linguística Aplicada Crítica (Fabrício, 2006) e na concepção de discurso como ação situada e performativa (Melo; Rocha, 2015), articulando-se também aos estudos da Prática Exploratória e da formação docente crítica (Miller et al., 2008; 2013). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006), com dados gerados por meio de conversas exploratórias (Dias et al., 2021), consideradas formas éticas e afetivas de escuta e construção de sentido. Os resultados sugerem que a linguagem, em sua dimensão performativa, possibilita a negociação de sentidos sobre ser e fazer pesquisa, promovendo reflexões críticas sobre temáticas como colaboração docente e inclusão. Conclui-se que a Prática Exploratória constitui um espaço sustentável de desenvolvimento profissional, no qual a linguagem contribui para a construção de saberes e identidades docentes.
Descargas
Referencias
ALLWRIGHT, D. Exploratory Practice: rethinking practitioner research in language teaching. Language Teaching Research, London, v. 7, n. 2, p. 113–142, 2003.
ALLWRIGHT, D. Developing Principles for Practitioner Research: The Case of Exploratory Practice. The Modern Language Journal, v. 89, p. 353–366, 2005.
ALVES, L. A. “A gente continua merecendo respeito por fazer pole dance”: uma análise discursiva de estigmas e identidades em narrativas de mulheres pole dancers. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. London: Oxford Univerity Press, 1962.
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é – O que não é. 5. ed. Revista e ampliada. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
BOHN, H. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festchrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 79–98.
BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. Nova Iorque: Routledge, 1997.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N.; Lincoln, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15–42.
DERRIDA, J. “Assinatura, Acontecimento, Contexto”. In: DERRIDA, J. Limited Inc. Trad. C. M. Cesar. Campinas: Papirus, 1991. p. 11–37.
DIAS, A.; MACIEL, B.; NUNES, D.; VIANA, T.; SILVA, T.; CÔRTES, T. Prática Exploratória em contextos de pesquisas acadêmicas: contribuições ético-metodológicas em investigações recentes. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Anais. Uberlândia: UFU, 2021. p. 21–37.
EWALD, C. X. “Eu não tô só participando. Tô usufruindo também.”: Prática Exploratória na formação do professor pesquisador. 2015. 326 f. Tese (Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagens: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45–66.
FABRÍCIO, B. F.; BORBA, R. Apresentação – sobre ruínas e reconstruções. In: FABRÍCIO, B. F.; BORBA, R. (org.). Oficina de Linguística Aplicada Indisciplinar: homenagem a Luiz Paulo da Moita Lopes. Campinas: Editora da Unicamp, 2023. p. 11–16.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GIEVE, S.; MILLER, I. K. What do we mean by “quality of classroom life”? In: GIEVE, S.; MILLER, I. K. (ed.). Understanding the language classroom. London: Palgrave Macmillan, 2006. p. 18–46.
GRUPO DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA. Por que trabalhar para entender a vida na sala de aula?: histórias do Grupo da Prática Exploratória. Rio de Janeiro, 2020.
HOOKS, b. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.
HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2021.
LEWIS, E. S. Acho que isso foi bastante macho pra ela: reforço e subversão de ideologias heteronormativas em performances narrativas digitais de praticantes de pegging. 2016. 267 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
MARTINS, M. A. S. Quem somos nós e quem sou eu: uma análise discursiva e autoetnográfica das construções de identidades e de (não) pertencimentos em narrativas de experiências migratórias. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
MELO, G. C. V.; ROCHA, L. L. Linguagem como performance: discursos que também ferem. In: Rodrigues, M.G; Melo, G.C.V; Rodella, V.L.A; Câmara, N.S; Manzano, L.C.G. (org.). Discurso: sentidos e ação. 10. ed. Franca: Unifran, 2015. p. 101–120.
MELO, G. C. V.; JUNIOR, P. M. S.; MARQUES, A. A. S. Discursos sobre raça: quando as teorias queer nos ajudam a interrogar a norma. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 21, p. 410–434, 2021.
MILLER, I. K., BARRETO, B. C.; NÓBREGA, A.; SETTE, M. L. Prática Exploratória: questões e desafios. In: GIL, G.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (org.). Educação de professores de línguas: os desafios do formador. Campinas: Editora Pontes, 2008. p. 145–165.
MILLER, I. K. A Prática Exploratória na educação continuada de professores de línguas: inserções acadêmicas e teorizações híbridas. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (org.). A formação de professores de línguas: novos olhares – Volume II. São Paulo: Pontes Editores, 2012. p. 319–342.
MILLER, I. K. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parabóla Editorial, 2013. p. 99–122.
MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
MOITA LOPES, L. P. Introdução: uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13–44.
MOITA LOPES, L. P. Da aplicação da linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.
MORAES BEZERRA, I. C. R.; MILLER, I. K. Professores de inglês envolvidos na socioconstrução discursiva de seus entendimentos: o espaço da Prática Exploratória. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (org.). Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras – UFG. Goiânia: Faculdade de Letras da UFG, 2006. p. 258–268.
MOURA, S. M. L. Aprendizados na tarefa de orientar: ativistas pela não-violência trabalhando para entender identidades no Movimento Humanista. 2007. 223 f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
NUNES, D. F. C. Experiências de ontem na construção de quem somos hoje: Prática Exploratória como fundamento sustentável no ensino e na pesquisa. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
PASSOS, A. L. Adoção inter-racial de crianças mais velhas e de adolescentes: reflexões sobre a construção de emoções em narrativas de pais brancos acerca do racismo. 2024. 223 f. Tese (Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 67–84.
PENNYCOOK, A. Linguística Aplicada Indisciplinar como amálgama epistêmico. In: FABRÍCIO, B. F.; BORBA, R. (org.). Oficina de Linguística Aplicada Indisciplinar: homenagem a Luiz Paulo da Moita Lopes. Campinas: Editora da Unicamp, 2023. p. 47–78.
SOUZA, E. S. F. O grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro como espaço de formação continuada: sustentabilidades de participação. 2023. 312 f. Tese (Doutorado em Letras/Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista (Con)Textos Linguísticos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
