Políticas linguísticas e o (não-)lugar dos corpos surdos na internacionalização do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v19i42.48311Palavras-chave:
Internacionalização, Comunidade Surda, Políticas linguísticas, Libras, Linguística AplicadaResumo
Em termos de acesso, o movimento da internacionalização do ensino superior ainda é restrito, focalizando em ações de mobilidade física, cuja participação tem incidência inferior a 1% (Finardi; Amorim; Sarmento, 2024). Igualmente, as colonialidades estão presentes nesse movimento, favorecendo que alguns corpos e saberes sejam preferidos em detrimento de outros (Martinez, 2023). Tal realidade se evidencia nos corpos surdos, cuja participação em ações de internacionalização é escassa (Pereira; Sehnem, 2019; 2021). Destarte, o nosso objetivo é o de discutir o (não-)lugar dos corpos surdos no movimento da internacionalização e a importância de políticas linguísticas (PLs) para essa realidade. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista e exploratória, que se apoia nos diálogos da Linguística Aplicada Crítica e dos Estudos Decoloniais. Entre os apontamentos propostos, consideramos que uma internacionalização crítica e mais inclusiva só pode ser (re)pensada e (re)feita com base na formulação de PLs. Nesse contexto, trazemos quatro pontos basilares para a formulação de uma PL com vistas à internacionalização mais inclusiva, bem como apresentamos a menção à Língua Brasileira de Sinais (Libras) em PLs de universidades nordestinas como um passo afirmativo e resistente, que desafia as exclusões da internacionalização.
Downloads
Referências
ABBA, M. J.; STRECK, D. R. A reforma de Córdoba de 1918 e a internacionalização universitária na América Latina. Revista História da Educação, v. 25, p. 1–32, 2021.
ABREU-E-LIMA, D. M. de; MORAES FILHO, W. B.; NICOLAIDES, C.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; SANTOS, E. M. Idiomas sem Fronteiras: internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023.
ABREU, R. N. Os direitos linguísticos: possibilidades de tratamento da realidade plurilingue nacional a partir da constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
ABREU, R. N.; SILVA, L. N. F.; SANTOS, P. S. da S. Ativismo político-linguístico supranacional: a atuação da comissão interamericana de direitos humanos na proteção das línguas autóctones no contexto da pandemia do SARS-COV-2. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 4, p. 6935–6951, 2021. DOI: 10.5007/1984-8412.2021.e81216. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/81216. Acesso em: 31 maio 2025.
ARAÚJO, L. C. O processo de internacionalização da Universidade Federal de Sergipe: um estudo sobre as políticas linguísticas e suas contribuições para as práticas de internacionalização. 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
BELEEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, A. et al. (org.). The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policies. Cham: Springer, 2015. p. 59–72.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais –
Libras e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2002.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 7 jul. 2015.
CHAGAS, L. A.; COELHO, J. P. P. (org.). Estudos Linguísticos e Internacionalização na Educação Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia: Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: CLEUEMS/UUC, 2023.
DIEL, R. S.; MARTINS, L. B.; LEBEDEFF, T. B. Mobilidade internacional para estudantes surdos: as lacunas das políticas linguísticas de universidades. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, v. 9, n. 23, p. 109–121, 2023.
DORIGON, T. O Programa Idiomas sem Fronteiras analisado a partir do ciclo de políticas. Brazilian English Language Teaching Journal, Porto Alegre, v. 6, p. 4–20, 2015.
EVENTO no MEC celebrará 22 anos da Lei de Libras. Ministério da Educação, 23 abr. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/evento-no-mec-celebrara-22-anos-da-lei-de-libras. Acesso em: 13 abr. 2025.
FERRARI, L. Deficiência, linguagem e decolonialidade: e se pensássemos o mundo a partir da deficiência. IFA, S.; MENICONI, F. C.; NASCIMENTO, A. K. O. (org.). Linguística aplicada na contemporaneidade: práticas decoloniais, letramentos críticos e discurso no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2023.
FINARDI, K. R.; AMORIM, G. B.; SARMENTO, S. Internationalization of Higher Education and the Role of Languages: Insights from the Global North and the Global South. Education and Linguistics Research, v. 10, n. 1, p. 18–46, 2024.
FINARDI, K. R.; GUIMARÃES, F. F.; AMORIM, G. B.; PICCIN, G. F. O. Internationalization and Languages Policies in Brazil: quality and assessment evidence from a glocal proposal. In: CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S.; PASSONI, T. P. (org.). Languages Policies and Internationalization of Higher Education Institutions in Brazil: contributions from Applied Linguists. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 25–42.
GOMES, R. B.; SANTOS, E. M. Da política ao planejamento linguístico: por uma construção coletiva em prol da Internacionalização. In: CHAGAS, L. A.; COELHO, J. P. P. (org.). Estudos Linguísticos e Internacionalização na Educação Superior: transdisciplinaridades, inovações e práxis. Cassilândia: Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: CLEUEMS/UUC, 2023. p. 17–31.
HORNBERGER, N. H. Voice and biliteracy in language ideologies: Recognizing the local/global intersections. In: CANAGARAJAH, S. (org.). Reclaiming the local in language policy and practice. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 31–60.
HUDZIK, J. Comprehensive internationalization: From concept to action. Washington, D.C.: NAFSA: Association of International Educators, 2011.
INGRESSO por cotas aumentou 167% nas universidades. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 20 de nov. de 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ingresso-por-cotas-aumentou-167-nas-universidades. Acesso em: 30 dez. 2024.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2020.
LEAL, F.; ABBA, M. J.; FINARDI, K. Imersos no imaginário global dominante: refletindo sobre os discursos de internacionalização da educação superior no Brasil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO, 2023, Florianópolis. Anais [...], 2023.
LOPES, P. S. A surdez e as línguas de sinais em países de língua portuguesa: uma abordagem a partir das políticas linguísticas. In: TIMBANE, A. A.; FREITAG, R. M. Ko. (org.). As línguas africanas e o português na África lusófona: expressões, descrições e políticas de ensino. Belém: Home Editora, 2023. p. 243–256. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/18370/2/LinguasAfricanasPortuguesAfricaLusofona.pdf. Acesso em: 26 dez. 2024.
LOPES, P. S. Direito linguístico e a educação de surdos no Nordeste brasileiro: uma abordagem sobre o Ensino Médio. 2025. 212 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
MARTINEZ, J. Z. Entre fios, pistas e rastros: os sentidos emaranhados da internacionalização da Educação Superior. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.
MAY, S. Language and minority rights: ethnicity, nationalism and the politics of language. 2. ed. New York: Routledge, 2012.
MIHO, S. R. Globalização, internacionalização e proficiência em língua inglesa: entre as fronteiras da colonialidade. Revista Desempenho, n. 28, v. 1, p. 1–18, 2018.
MIRANDA, J. A.; MULLER, C. V. Política nacional de internacionalização da educação superior no Brasil: uma análise crítica. SciELO Preprints, 2023. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6549. Acesso em: 30 dez. 2024.
MORAES, M. C. B.; LEAL, F. G. Globalização, (de)colonialidade e (contra)hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: o grito surdo da academia. REAd, Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 313–342, 2021.
NEVES, C. E. B.; BARBOSA, M. L. O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, Porto Alegre, ano 22, n. 54, p. 144–175, 2020.
OLIVEIRA, A. A. “Esse descaso vai continuar?” As lutas por reconhecimento de um povo: uma análise sociológica e comunicacional do discurso do povo Surdo durante a pandemia. 2022. 223 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
PEREIRA, I.; SEHNEM, P. R. Atualizações sobre internacionalização da educação de surdos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 729–747, 2021.
PEREIRA, I.; SEHNEM, P. R. O potencial da disciplina de Libras como estratégia de internacionalização do ensino superior. Interletras, v. 8, n. 28, p. 1–14, 2019.
QUADROS, R. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. (Reimpressão: 2008).
QUADROS, R. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 107–130.
RAJAGOPALAN, K. Política Linguística: do que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, C. et al. (org.). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013, p. 19–42.
SANTOS, E. M.; CHAGAS, L. A.; COSTA, H. B. A.; MORAES FILHO, W. B. Da convivência à elaboração teórica: propostas conceituais de língua(s), política(s) linguística(s) e política(s) de internacionalização na visão do grupo de pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES). Leitura, v. 1, n. 83, p. 107–127, 2024.
SANTOS, E. M. GOMES, R. B.; HÖFLING, C. Políticas linguísticas, idiomas sem fronteiras e internacionalização do ensino superior. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, v. 9, n. 23, p. 9–13, 2023.
SANTOS, L. N. A. As fronteiras nas políticas linguísticas para a internacionalização de universidades da região nordeste: documentos, práticas e (de)colonialidades. 2025. 217 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
SANTOS, L. N. A.; SANTOS, E. M. As línguas nas políticas linguísticas para a internacionalização em IES da região nordeste. Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão, v. 9, n. 23, p. 187–204, 2023.
SHOHAMY, E. Language Policy: hidden agendas and new approaches. New York: Routledge, 2006.
SPOLSKY, B. Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
VIANA, M. V. G.; GOMES, M. R. Desafios do aluno surdo no ensino superior. Revista Espaço, n. 53, p. 197–214, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista (Con)Textos Linguísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.