CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DE SI E DO OUTRO ATRAVÉS DE ANÚNCIOS MATRIMONIAIS: AMOR (IM)POSSÍVEL?

Autores

  • Isabelle Simões Marques Universidade de Coimbra e CLUNL, Portugal
  • Andreea Teletin Universidade de Bucareste

Resumo

Propomos como um tema de estudo o confronto entre autoimagens e hetero-imagens e as suas projeções no discurso, em textos específicos: anúncios matrimoniais. Faremos a comparação entre as autoimagens e as hetero-imagens do pedido e da oferta que aparecem simultaneamente em cada anúncio matrimonial. O nosso estudo concentra-se, portanto, no conceito de ethos, assim como a noção de pontos de vista desenvolvido, entre outros, por Barthes (1966), Benveniste (1976), Ducrot (1984), Maingueneau (1992, 1998) Carreira (2007) e sobre a noção de desconstrução de estereótipos (Amossy & Pierrot Herschberg, 1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Simões Marques, Universidade de Coimbra e CLUNL, Portugal

Andreea Teletin, Universidade de Bucareste

Downloads

Publicado

02-08-2013