A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: PRESENÇAS, MOTIVAÇÕES, AUSÊNCIAS E PROBLEMATIZAÇÕES
Resumo
RESUMO:
Este artigo se constitui em parte da análise de dados coletados a partir de uma investigação realizada em duas escolas públicas na cidade de Feira de Santana – BA, com o objetivo de conhecer representações de leitura literária de professoras de Língua Portuguesa do Ensino Médio e desdobramentos de tais representações na prática docente. Essa busca partiu do pressuposto de que as representações que se tem sobre as práticas influenciam e constituem o modo como essas mesmas práticas são realizadas. Para tanto, nos aproximamos de autores como Abreu (2001), Pétit (2008), Todorov (2010) e Lewis (2003). De natureza qualitativa, essa pesquisa contou com a entrevista e o questionário como instrumentos de coleta de dados. Os resultados apontam a relação escolarizada e profissional que as professoras mantêm com a literatura e como, a partir de seus relatos, nos parece que “reproduzem” esta relação na prática docente de formação de leitores. Além disso, inferimos a necessidade do fortalecimento e aprofundamento das discussões acerca da leitura como prática cultural e da leitura literária na perspectiva da recepção estética nos cursos de formação de professores, a fim de facilitar a aproximação da literatura entendida como arte das propostas escolares com vistas à formação do leitor.
PALAVRAS-CHAVE: Práticas de leitura. Representações de leitura literária. Formação do leitor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.