O PROFESSOR DE LÍNGUAS E O LIVRO DIDÁTICO
Resumo
Resumo: Neste trabalho, relato a análise de uma coleção didática de inglês como língua estrangeira, que concorreu para a seleção de obras de Língua Estrangeira Moderna (inglês e espanhol) para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-MEC), 2014. A análise se baseia nos pressupostos teóricos da abordagem comunicativa que fundamenta a obra e mostra que a maioria das atividades ditas comunicativas, presentes no Livro do Aluno, são, na realidade, muito estruturadas, não condizendo, portanto, com o caráter interativo comunicativo da linguagem. Em vista disso, faço algumas reflexões sobre a necessidade de complementação do livro didático pelo professor.
Palavras-chave: Coleção didática de inglês como língua estrangeira. Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Reflexões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.