O ENSINO DA SEMÂNTICA SOB UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA
Resumo
Resumo: Trata esse artigo de possibilidades de ensino da Semântica sob uma perspectiva enunciativa. Inicialmente discute-se o porquê de a Semântica não aparecer nas Gramáticas escolares e nem mesmo nos Manuais Didáticos. Logo após são estabelecidas as bases conceituais de uma abordagem enunciativa das questões semânticas e, a seguir, são apresentadas propostas de trato com essa disciplina nas salas de aula de língua materna e estrangeira. Os objetivos giram em torno da desconstrução de concepções tradicionais sobre a linguagem, que a separam do pensamento conceitual e entendem que cabe à linguagem nomear a realidade e instrumentalizar o pensamento. Entendendo sentido como efeito que o discurso produz no dizer, sendo esse um acontecimento, ou seja, instaura relações históricas próprias, as propostas de ensino que se tecem pretendem discutir as relações que a dimensão linguística estabelece com a história e com o sujeito produtor de sentido, em cada ato de linguagem. Essa concepção almeja instaurar nos educandos uma perspectiva de construção coletiva, tanto da linguagem, do sujeito que nela se constitui e mesmo da história enquanto acontecimento. De sofredores da linguagem os educandos passam a se ver como produtores de sentidos sempre novos, capazes de reconduzir as formas de vida.
Palavras-chave: Semântica. Enunciação. Sujeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.