Representações identitárias do indivíduo financeiramente educado no material didático da Estratégia Nacional de Educação Financeira para o ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37635

Palabras clave:

Educação Financeira., Identidade, Discurso

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a construção discursiva da identidade do indivíduo financeiramente educado em um livro do material didático da Estratégia Nacional de Educação Financeira para o ensino médio. Para tanto, utilizamos o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (ADC). Adotamos como categoria de análise linguística as unidades lexicais que fazem referência a ações e projetos dos sujeitos. Nossos resultados demonstram que a construção identitária do jovem financeiramente educado é perpassada pela individualização dos problemas e desafios, atribuindo unicamente ao sujeito a responsabilidade pelas escolhas que vão determinar seu próprio bem-estar financeiro, de sua família e da sociedade.

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Biografía del autor/a

Carla Leila Oliveira Campos, Universidade Federal de Alfenas

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

João Paulo de Brito Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

 

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Publicado

14-09-2022