Representações identitárias do indivíduo financeiramente educado no material didático da Estratégia Nacional de Educação Financeira para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v16i33.37635Palabras clave:
Educação Financeira., Identidade, DiscursoResumen
O objetivo deste artigo é analisar a construção discursiva da identidade do indivíduo financeiramente educado em um livro do material didático da Estratégia Nacional de Educação Financeira para o ensino médio. Para tanto, utilizamos o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (ADC). Adotamos como categoria de análise linguística as unidades lexicais que fazem referência a ações e projetos dos sujeitos. Nossos resultados demonstram que a construção identitária do jovem financeiramente educado é perpassada pela individualização dos problemas e desafios, atribuindo unicamente ao sujeito a responsabilidade pelas escolhas que vão determinar seu próprio bem-estar financeiro, de sua família e da sociedade.
Descargas
Citas
ARTHUR, C. Financial literacy education: neoliberalism, the consumer and the citizen. Rotterdam: Sense Publisher, 2012.
BENWELL, B.; STOKOE, E. Discourse and identity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
CAMPOS, C. L. O. et al. A construção da identidade social da mulher em obras de finanças pessoais. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 20, n. 2, p. 112-131, 2019.
CARDOSO, S. H. B. A questão da referência: das teorias clássicas à dispersão de discursos. Campinas: Autores Associados, 2003.
ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2017. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br>. Acesso em: 9 nov. 2020.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis in transdisciplinary research. In: WODAK, R.; CHILTON, P. (Eds.). A new agenda in (Critical) Discourse Analysis: Theory, methodology and interdisciplinarity. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2005. p. 53-70.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora da Universidade Federal de Brasília, 2001.
FINA, A. de. Group identity, narrative and self-representations. In: FINA, A. de; SCHIFFRIN, D; BAMBERG, M. Discourse and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 351-375.
GEE, J. P. An introduction to Discourse Analysis: Theory and method. London/New York: Routledge, 2001.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.
LUCEY, T. A.; AGNELLO, M. F.; LANEY, J. D. A critically compassionate approach to financial literacy. Rotterdam: Sense Publishers, 2015.
LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. The economic importance of financial literacy: theory and evidence. Journal of Economic Literature, American Economic Association, v. 52, n. 1, p. 5-44, 2014.
OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Recommendation on principles and good practices for financial education and awareness. Directorade for financial and enterprice affairs. 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org>. Acesso em: 15 maio 2021.
SANTOS, L. C. B. do. O que fazer com seu dinheiro: o discurso de autoajuda em manchetes de capas de jornais. 2013. 198f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2013.
SILVA, A. M. da; KISTEMANN JR., M. A.; VITAL, M. C. Um estudo sobre a inserção da educação financeira como tema curricular nas escolas públicas brasileiras. In: MARTINHO, M. H. et al. (Eds.). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM., 2014. p. 35–46.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 73-102.
SHIFF, B.; NOY, C. Making it personal: shared meanings in the narratives of Holocaust survivors. In: FINA, A. de; SCHIFFRIN, D; BAMBERG, M. Discourse and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 398-425.
STIEGER, S.; JEKEL, T. Ideology, education, and financial literacy: Uncovering neoliberal ideology in assessment studies of economics education – the case of Austria. Journal of Social Science Education, v. 18, n. 2, p. 4-27, 2019.
VAN DIJK, T. A. Ideology and discourse analysis. In: Colloquium on Ideology, London: Oxford, 2004. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021.
WODAK, R.; MEYER, M. Methods of critical discourse studies. 3rd. edition. Los Angeles/London/New Delhi/Singapure/Washington DC: SAGE Publications, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.